Homus de feijão-fradinho. (GNT)
120
min
6
Ingredientes
- 1 xícara de chá de feijão-fradinho
- 2 dentes de alho
- 3 xícaras de chá de água
- Um quarto de xícara de chá de tahine (pasta de gergelim)
- Um quarto de xícara de chá de caldo de limão (cerca de 2 limões)
- 1 colher de chá de sal
Modo de Preparo
- Coloque o feijão-fradinho na panela de pressão. Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho. Junte ao feijão, acrescente a água, tampe a panela e leve ao fogo alto.
- Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a tampa.
- Sobre uma tigela, escorra o feijão numa peneira. Reserve meia xícara de chá da água do cozimento e deixe o feijão cozido amornar por cerca de 10 minutos antes de bater — os grãos mornos batem melhor e assim o homus fica mais lisinho.
- No liquidificador, junte o feijão (com os dentes de alho cozidos), o caldo de limão, o tahine e tempere com o sal. Adicione um quarto de xícara da água do cozimento e comece a bater, até que a mistura fique bem lisa e cremosa — sempre que necessário, desligue o liquidificador e raspe a lateral do copo com uma espátula para bater de maneira uniforme. Se o homus ainda estiver muito firme, adicione um pouco mais da água do cozimento, até atingir uma textura cremosa.
- Transfira o homus para uma tigela, cubra e mantenha na geladeira para esfriar por, pelo menos, 2 horas antes de servir. Se preferir, prepare o homus no dia anterior.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.