BARRA DO CORDA - No início dessa semana, a Academia Maranhense de Letras promoveu uma caravana cultural ao município de Barra do Corda, reunindo acadêmicos, escritores e representantes do cenário literário maranhense. A iniciativa fez parte do projeto de interiorização das ações da academia, com foco na valorização da literatura, da memória e do diálogo com instituições culturais do interior do estado.
A programação começou com um encontro dos acadêmicos com estudantes universitários da região, no auditório da Academia Barracordense de Letras (ABCL). Os alunos foram recebidos pelos representantes das duas academias e da Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA) e contemplados com livros publicados pela AML.
O ponto alto da programação foi a reunião conjunta entre a AML e a ABCL, com abertura conduzida pelos presidentes Lourival Serejo (AML) e Tâmara Pinto (ABCL).
O acadêmico Félix Alberto Lima abordou o tema “A AML e os diálogos sobre literatura com a comunidade”. O escritor José Ewerton Neto discorreu sobre “A AML nas escolas: um projeto de salvaguarda da literatura”. E o acadêmico Alex Brasil falou sobre “O papel transformador da poesia”.
A reunião foi encerrada com a palestra “Maranhão Sobrinho: Barra do Corda e as raízes do Simbolismo”, proferida pelo acadêmico da ABCL Kissyan Castro. Ao final, a Academia Barracordense de Letras ofereceu aos visitantes uma breve apresentação da banda de música da cidade e um espetáculo teatral que sintetizou o processo de fundação de Barra do Corda por Manoel Rodrigues de Melo Uchôa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.