BRASIL - Nesta sexta-feira (5), o Brasil celebra o Dia do Irmão. A data, que não faz parte do calendário oficial do país, tem origem religiosa e foi instituída pela Igreja Católica em 2007, em homenagem a Madre Teresa de Calcutá, morta em 5 de setembro de 1997. O termo “irmão” foi inicialmente adotado em seu sentido amplo, para se referir ao próximo, mas com o tempo ganhou popularidade como um momento de celebração de irmãos de sangue, adotivos e até amigos próximos.
A data se tornou uma oportunidade para reforçar os laços familiares e refletir sobre a importância do apoio mútuo. Presentes, mensagens e encontros são algumas das formas com que brasileiros celebram o dia. A escolha de Madre Teresa como inspiração está ligada ao trabalho humanitário da freira, que dedicou a vida a pessoas em situação de vulnerabilidade, reforçando valores de compaixão e fraternidade.
Embora seja popular no Brasil, o Dia do Irmão é comemorado em outras datas pelo mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a celebração acontece em 10 de abril. Em países europeus, como Espanha e França, é lembrada em 31 de maio. Na Índia, a tradição é marcada pelo Raksha Bandhan, ritual que simboliza a união e a proteção entre irmãos.
O dia reforça a importância de relações de confiança e apoio, fundamentais em diferentes fases da vida.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.