luto

Morre D’Angelo, ícone do R&B e neo soul, aos 51 anos nos EUA

Cantor norte-americano, vencedor de quatro Grammys e conhecido pelos álbuns Brown Sugar e Voodoo, lutava contra um câncer no pâncreas.

Na Mira

Morre D’Angelo, ícone do R&B e neo soul, aos 51 anos nos EUA. (Earl Gibson III/WireImage)

MUNDO - O cantor e músico norte-americano D’Angelo morreu nesta terça-feira (14), aos 51 anos, vítima de câncer no pâncreas. Ele estava em Nova York, segundo informou o portal estadunidense TMZ, com base em fontes próximas à família e ao ex-empresário Kedar Massenberg. O artista deixou dois filhos e uma filha.

Michael Eugene Archer, nome de nascimento de D’Angelo, nasceu em fevereiro de 1974 na cidade de Richmond, no estado da Virgínia, Estados Unidos. Ele se destacou como cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical, tornando-se um dos principais nomes do R&B e do neo soul.

Início e consagração de  D’Angelo

O sucesso de D’Angelo começou em 1995, com o lançamento de seu primeiro álbum solo, Brown Sugar. O disco marcou o início de uma carreira sólida e influente, que o colocou entre os grandes nomes da música norte-americana da década de 1990.

Ao longo de sua trajetória, ele conquistou quatro prêmios Grammy. O primeiro veio em 2001, com o álbum Voodoo, vencedor na categoria de Melhor Álbum de R&B. Em 2016, o trabalho Black Messiah lhe rendeu mais três troféus: Melhor Álbum de R&B, Melhor Canção de R&B por Really Love e Melhor Performance Vocal Masculina de R&B por Untitled (How Does It Feel), uma de suas músicas mais emblemáticas.

Último projeto em andamento

Em 2024, o compositor e produtor Raphael Saadiq revelou, durante participação no podcast Rolling Stone Music Now, que D’Angelo estava trabalhando em um novo álbum. Segundo Saadiq, o músico demonstrava entusiasmo com o projeto: “Ele está animado... Está trabalhando em seis músicas agora e parece superanimado”.

O novo trabalho seria o primeiro grande lançamento do artista desde Black Messiah, lançado quase uma década antes. Com sua morte, D’Angelo deixa um legado marcado por influências profundas na música contemporânea, unindo o soul clássico à modernidade do R&B, e inspirando uma geração de artistas ao redor do mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.