São João dos Sonhos

São João do Maranhão 2025: festa atinge recordes e conquista turistas com segurança e tradição

O Arraial do Ipem encerrou suas atividades no último domingo (13), após 30 dias de intensa programação que reuniu uma média diária de 20 a 25 mil pessoas.

Na Mira

Atualizada em 14/07/2025 às 12h14
Arraial do Ipem mantém a explosão de cores e brilhos do período junino (Foto: Fernando dos Anjos)

SÃO LUÍS - A temporada junina de 2025 em São Luís consolidou-se como um marco na história cultural e turística do Maranhão, encerrando um ciclo de festividades que atraiu milhões de visitantes e movimentou significativamente a economia local. O Arraial do Ipem, um dos mais procurados da capital, encerrou suas atividades no último domingo (13), após 30 dias de intensa programação que reuniu uma média diária de 20 a 25 mil pessoas.

Ipem: tradição e diversidade marcam o grande encerramento

O Arraial do Ipem despediu-se em grande estilo, com uma programação que celebrou a rica cultura maranhense. O palco do Ipem foi o cenário para diversas atrações, incluindo grupos de bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá e dança portuguesa, além de talentos locais. O último dia da festa teve início com a energia contagiante do Tambor de Crioula Juventude de São Benedito e a performance da junina de Açailândia Flor de Mandacaru, que exibiu o porquê de seus múltiplos títulos, incluindo o de campeã nacional em 2023.

A noite também ressaltou a alcunha de São Luís como a "Jamaica Brasileira" com o show do Ilha Jamaica - O Musical, que fez o público dançar ao som de clássicos do reggae. Em seguida, Fábio Alta Tensão agitou a multidão com o melhor do forró em seus variados ritmos. O ponto alto do encerramento foi a apresentação do tradicional Boi de Santa Fé, representante do sotaque da baixada, que emocionou os presentes com canções icônicas do bumba meu boi maranhense.

Estrutura do Arraial do Ipem é diferencial para o público (Foto: Aquivo/Secom/Governo do Maranhão)

Durante os 30 dias de evento, o Arraial do Ipem ofereceu uma megaestrutura aos visitantes, com 6 restaurantes, 5 ativações, uma Vila Chopp com 11 estações, 8 food bikes, 12 food trucks, 26 barracas e outras 10 ativações de comidas e bebidas, totalizando mais de 70 opções gastronômicas.

Segurança reforçada garante tranquilidade nos arraiais

O sucesso do São João do Maranhão 2025 também se deve ao forte e moderno aparato de segurança mobilizado para garantir a paz e a tranquilidade durante todo o período. Um dos grandes destaques foi a utilização de um sistema de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, instalado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA).

Sistema de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial garantiram a identificação e prisão de foragidos da Justiça. (Foto: divulgação/SSP)

Bases de videomonitoramento com essas câmeras reforçaram a segurança nos três maiores arraiais da cidade: o Arraial do Ipem, o Bumba Meu São João (no estacionamento do Castelão) e o Parque Folclórico da Vila Palmeira. Ao todo, a SSP-MA empregou 130 câmeras nas áreas internas e no entorno dos arraiais oficiais, que se somaram às mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da SSP Maranhão, já em operação na Grande São Luís.

Maranhão: destino aprovado por turistas e com retorno garantido em 2026

Os números expressivos do São João do Maranhão 2025 confirmam sua consolidação entre os maiores eventos culturais e turísticos do Brasil. Dados da Pesquisa de Demanda Turística, realizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), revelam que 95% dos turistas que visitaram o estado no período junino pretendem retornar em 2026.

Ao longo do período junino, milhares de turistas visitam o estado (Foto: Arquivo/Secom/Governo do Maranhão)

A pesquisa, aplicada entre 14 e 28 de junho nos principais arraiais da capital, como o Ipem e o Bumba Meu São João (Castelinho), indicou que o São João 2025 foi avaliado como uma das festas mais acolhedoras e bem recebidas do país. O levantamento teve como objetivo traçar o perfil dos visitantes, avaliar a satisfação geral e auxiliar no planejamento de futuras ações de promoção do turismo cultural no estado.

A Secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, destacou que em 2025 o turista maranhense consumiu mais, optando por hotéis, aprovando a gastronomia e a programação junina, e estendendo a viagem até os Lençóis Maranhenses, que recentemente se tornaram Patrimônio Mundial Natural.

A festa continua: "Vamos Festejar: São João nas Férias" no Convento das Mercês

Para aqueles que não querem se despedir tão cedo dos festejos juninos, o Maranhão continua em ritmo de festa. A partir desta sexta-feira (11), o histórico Convento das Mercês será palco da segunda edição do "Vamos Festejar: São João nas Férias". Promovido pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), o projeto reafirma-se como um dos maiores encontros culturais do período junino estendido, transformando o Centro Histórico de São Luís em um verdadeiro palco da tradição popular.

Primeira edição do evento foi realizada no ano passado no Convento das Mercês (Foto: Gilson Ferreira)

Com uma programação que valoriza as diversas manifestações maranhenses, o evento é um convite para celebrar a alma do estado por meio de expressões culturais que atravessam gerações. O público poderá se encantar com apresentações de todos os sotaques de bumba meu boi, além de grupos de cacuriá, tambor de crioula, dança do coco e quadrilhas juninas.

As apresentações começam sempre às 18h e seguirão ao longo deste mês nos dias 11 a 13 de julho, 17 a 20 de julho e de 24 a 27 de julho. Mais do que uma celebração junina, o "Vamos Festejar" promete uma experiência sensorial e afetiva, transformando o Convento das Mercês em um arraial cenográfico, onde a cultura se encontra com a memória e o presente se conecta com as raízes do povo maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.