PH: Alma, sentimento e memória
E mais: Oposição surpreende
Alma, sentimento e memória
O procurador federal Georgino Melo e Silva está sempre atento a datas importantes relacionadas a grandes figuras da vida literária brasileira.
Ele lembra que hoje, 21 de agosto, é dia de reverenciar a “memória do grande mestre da narrativa e imenso romancista maranhense Josué Montello, nascido há 117 anos”.
Neste mesmo dia, também nasceu, há 101 anos, a minha saudosa mãe, Zazá Holanda, que algumas vezes convidou Josué para fazer palestras para as mulheres nas festas de comemoração do seu aniversário.
Não é sem razão que faço coro com Georgino quando ele lembra, a propósito, o que dizia Santo Agostinho: “o sentimento da alma está na memória”.
Lilo & Stitch
O público de São Luís vai viver uma experiência inesquecível neste domingo (24), às 17h, no palco do Teatro Arthur Azevedo. Em única apresentação, o espetáculo infantil “Lilo & Stitch” promete encantar crianças e adultos, com produção local da Adoleta Produções.
A história se passa em uma pacata ilha do Havaí, onde duas irmãs acabam conhecendo dois seres diferentes parecidos com cachorros que vieram do espaço sideral.
Lilo & Stitch...2
O encontro muda para sempre a vida das meninas e, juntos, eles formam uma nova família.
Mas esse laço de amor é ameaçado quando um cientista e um detetive passam a persegui-los para levá-los de volta aos laboratórios da nave espacial.
Com muita interação com o público e um figurino colorido e vibrante, o espetáculo cria uma atmosfera divertida e emocionante.
Trata-se de uma produção para todas as idades que reforça o valor da amizade e da união em todos os momentos.
Aumento salarial
A Câmara Municipal de São Luís aprovou nesta quarta-feira, 20, o aumento salarial de 8,5% para servidores públicos efetivos do legislativo municipal, por meio do Projeto de Resolução nº 015/25 de autoria da mesa diretora da Casa.
O Projeto atualiza a tabela remuneratória dos servidores nos termos da Resolução nº 120/23 – que institui o plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores efetivos da Câmara Municipal de São Luís.
Para o presidente da Câmara, Paulo Victor (PSB), a valorização dos servidores é um compromisso da sua gestão, uma vez que, são a base de uma gestão eficiente, transparente e próxima do povo.
DE RELANCE
Oposição surpreende
Sob o sempre deplorável estigma da polarização política radicalizada, foi instalada ontem na Câmara dos Deputados a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para investigar os desvios de recursos do INSS por meio de descontos ilegais nas aposentadorias dos segurados.
Na disputa interna pelo comando da investigação, saiu-se vitoriosa a oposição ao atual governo, com a eleição para presidência e relatoria de parlamentares alinhados com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Mobilização de última hora capitaneada pelo PL conseguiu eleger o senador Carlos Viana para presidir a comissão. A relatoria ficou com um deputado bolsonarista. Ministra convocou reunião de emergência e líderes da base admitiram falha na articulação. Receio é de que haja exploração política da investigação
Oposição surpreende...2
Em uma reviravolta, a oposição superou um acordo feito entre o Senado e o governo Lula e elegeu o senador Carlos Viana (Podemos-MG) para presidir a comissão parlamentar de inquérito (CPI) que vai apurar as fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Viana derrotou o senador Omar Aziz (PSD-AM), alinhado ao presidente Lula da Silva. Aziz, que presidiu a CPI da Covid em 2021, havia sido indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).
Em outro revés para o Planalto, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) foi escolhido por Viana para ser o relator. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), havia indicado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).
A vitória foi comemorada pela oposição, que atribuiu o resultado a uma mobilização iniciada 24 horas antes pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), para lançar uma candidatura.
O Maranhão presente
O deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) foi escolhido membro titular da CPMI do INSS.
Ele afirma que o seu objetivo é claro: “investigar, identificar os culpados e garantir que cada centavo desviado volte para o bolso de quem foi roubado. O parlamentar diz que vai atuar com seriedade e firmeza, defendendo os consumidores prejudicados e assegurando que os autores desses crimes sejam punidos com todo o rigor da lei!”
Diz mais: “Não sou advogado de Lula nem de Bolsonato: defendo o povo!”.
A comissão terá 32 integrantes. O PT e o PL terão as maiores representações, com quatro integrantes cada. Os trabalhos vão durar até seis meses, com possível prorrogação.
Acendeu alerta
Entre os governistas, a derrota acendeu alerta. A preocupação é com a potencial repercussão e exploração política dos trabalhos da comissão.
Quando o resultado da eleição para a presidência foi proclamado, Aziz criticou o fato de a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que presidia a sessão, ter encerrado a votação antes que todos pudessem ter votado. Tereza, porém, alegou ter seguido o regimento.
Logo em seguida, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, convocou uma reunião de emergência e cobrou os líderes da base.
Mau sinal para o Planalto
A mudança inesperada no comando da CPI do INSS demonstra o descontentamento com a condução do tema pelos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Evidencia ainda o enfraquecimento no poder de comando de ambos.
Até então, parlamentares governistas estavam satisfeitos com o acordo em torno da discussão. Além de ter adiado o início da CPI, a articulação do Planalto havia garantido nomes alinhados aos presidentes das duas Casas na presidência e na relatoria.
Convocação de Frei Chico
Um dos requerimentos que deve ter prioridade é a convocação de José Ferreira da Silva, o Frei Chico. Irmão de Lula, ele é dirigente de um dos sindicatos investigados.
Além de gerar apreensão no governo, a mudança no comando da CPI aumenta a pressão sobre Motta e Alcolumbre.
Nos bastidores, é cada vez maior a insatisfação em torno da condução de temas polêmicos, como a anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro e o fim do foro privilegiado.
Por isso, o rompimento do acordo para a CPI deverá mexer no xadrez político e ter consequências bem além da comissão.
40 anos de reinado
Em 2026, a gaúcha Deise Nunes completará quatro décadas de reinado como primeira mulher negra a receber a coroa, o cetro e a faixa de Miss Brasil, mas as comemorações começam antes. Em novembro, a vencedora do mais glamouroso concurso de beleza nacional será homenageada com uma exposição em São Paulo.
Deise foi precursora. Como ela própria costuma dizer, entrou na passarela vestindo "armadura". Não foi fácil superar o preconceito e o atraso, mas Deise conseguiu e, em 20 de maio de 1986, coroada, foi recebida com festa em Porto Alegre.
Com fotos, recortes de jornais e de revistas e roupas e adereços usados por Deise no concurso, a mostra será aberta em 28 de novembro na Galeria Prestes Maia, no centro de São Paulo. De lá, a intenção é que siga para Salvador (BA), Rio de Janeiro e Belém (PA), ficando um mês em cada lugar e terminando em Porto Alegre, terra natal de Deise, no ano que vem.
Para escrever na pedra:
“Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos." De Paulo Sant´Ana.
TRIVIAL VARIADO
Carapanãs: chikungunya avança pelo mundo à medida que mosquitos se espalham com mudança climática.
Notificações: plataformas devem remover propagandas de vapes em 48h. Ordem é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Nova idade: hoje é dia de festejar uma amiga muito especial – Flávia Araújo Ferraz, que está mudando de idade, mas não fará festa. Motivo: há poucos dias ela perdeu o seu pai.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.