Celebração

Dia Municipal do Tambor de Crioula ganha programação especial no Mobiliza SLZ

Com início neste sábado (6), algumas das atividades do movimento exaltam um dos maiores símbolos da cultura maranhense.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 05/09/2025 às 11h04

SÃO LUÍS - Reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Dia Municipal do Tambor de Crioula será celebrado neste sábado (6), durante a quinta edição do Mobiliza SLZ.

A programação do sábado (6) será no Museu Casa do Tambor de Crioula, no Centro, das 15h30 às 20h30. A festa consiste em ladainhas, salvas de caixas do divino, procissão, levantamento de mastro devocional e muita roda de Tambor de Crioula.

Já no domingo (7), a União dos Moradores do Bairro Sá Viana receberá três grupos tradicionais em uma grande roda de Tambor de Crioula, das 16h às 18h. Além das apresentações dos grupos, haverá momentos de roda coletiva com a participação do público presente e falas breves sobre a importância histórica e cultural do Tambor de Crioula, de modo a fortalecer seu papel como manifestação de resistência negra, fé e identidade cultural.

Com início neste sábado (6), algumas das atividades do movimento exaltam um dos maiores símbolos da cultura maranhense.

Na quarta-feira (10), o público poderá participar de uma imersão sensorial, que une a dança e a música do Tambor de Crioula aos sabores da culinária maranhense. O "Degusta São Luís - Cachaça, Pimenta e Tambor de Crioula", no Coreto do Cais da Sagração, no Centro, o público irá aprender os passos da dança e a vivenciar os toques e cantos tradicionais enquanto experimenta bebidas energéticas artesanais, molhos de pimenta e outras iguarias preparadas com ingredientes orgânicos e matérias-primas locais.

Entre os dias 12 e 13 de setembro, o Museu Casa do Tambor de Crioula será palco do evento "A Salvaguarda do Tambor de Crioula Arte Nossa". Durante o evento, serão ministradas oficinas divididas em dois módulos: o primeiro, teórico, consiste em palestra sobre a política de salvaguarda do Patrimônio Imaterial e em roda de conversa com os mestres; e o segundo, prático, é composto por oficinas de canto, ritmo e dança do Tambor de Crioula. As inscrições serão realizadas no local. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.