COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Augusto Diniz comemora certificado

E mais: Forró na França

PH

O CEO da Maxx Augusto Diniz exibe o certificado que atesta a compensação com energia limpa na operação da operadora

Maxx avança em Sustentabilidade

A Maxx, operadora 100% maranhense de serviços de telecomunicações, internet e TV HD, acaba de dar um passo relevante em sua trajetória rumo à sustentabilidade corporativa: a compensação integral de seu consumo energético por meio de fontes renováveis.

A ação foi oficializada com a aquisição de 543,372 MWh em Certificados I-REC (International Renewable Energy Certificates), referentes ao ano de 2024, com o objetivo de neutralizar as emissões do Escopo 2 do GHG Protocol – categoria que contabiliza as emissões indiretas provenientes do consumo de eletricidade.

Os certificados, emitidos pelo Instituto Totum, foram adquiridos via Casa dos Ventos Comercializadora de Energia S.A., e correspondem à energia gerada pelo parque eólico Ventos de Santa Leia 02, localizado no Brasil e operacional desde junho de 2023.

O empreendimento utiliza tecnologia eólica onshore e apresenta fator de emissão zero (0,000000 CO₂/MWh), consolidando-se como uma fonte limpa e confiável de eletricidade.

Os melhores hospitais

A revista americana Newsweek divulgou a lista dos melhores hospitais do mundo em 2026 e, dessa vez, há a participação de 22 hospitais brasileiros — seis sendo públicos e dezesseis privados. Entre eles estão: o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Sírio Libanês, Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas e o Hospital São Paulo da UNIFESP.

A lista dos melhores hospitais do mundo é organizada anualmente pela revista americana em parceria com a empresa global de pesquisa de dados Statista.

O ranking destaca os principais hospitais do mundo em 12 áreas médicas, como os 300 melhores hospitais de cardiologia e oncologia; os 250 melhores de pediatria; os 150 melhores de cirurgia cardíaca, endocrinologia, gastroenterologia, pneumologia e ortopedia; e os 125 melhores de neurocirurgia e urologia.

Os melhores hospitais...2

O ranking é baseado em uma pesquisa online mundial realizada de maio a julho de 2025, utilizando recomendações de profissionais médicos, além de dados de acreditação e certificações, e a Pesquisa de Implementação de PROMs da Statista.

Os hospitais reconhecidos neste ranking incluem a Cleveland Clinic, o Hospital for Sick Children, o Johns Hopkins Hospital, a Mayo Clinic-Rochester e o Memorial Sloan Kettering Cancer Center.

Confira alguns brasileiros da lista: Mater Dei Hospital Santo Agostinho (Belo Horizonte); Hospital Infantil Pequeno Príncipe (Curitiba); Hospital Moinhos de Vento (Porto Alegre); Hospital Pró-Cardíaco (Rio de Janeiro).

Os restantes são todos de São Paulo.

Os melhores hospitais...3

De forma geral, o Brasil está muito bem representando em todas as especialidades médicas ficando em sua maioria dentro das primeiras 50 posições. Em gastroenterologia, por exemplo, o Hospital Israelita Albert Einstein está em oitavo lugar entre todos os países. Em Urologia, o Sírio-Libanês conquistou o 15º lugar no ranking geral com todos os hospitais do mundo.

Quando falamos em cardiologia, o Instituto do Coração (Incor), uma instituição pública como parte do complexo do Hospital das Clínicas da USP, está em 12º lugar no ranking geral. E logo abaixo, o Hospital Israelita Albert Einstein, um centro privado, em 16º lugar.

Nessa mesma lista, há ainda, entre os 50 primeiros lugares, o Hospital Sírio-Libanês (43ª posição) e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (46ª posição).

O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo está em 32º lugar no ranking geral na especialização de neurologia, seguido pelo Albert Einstein em 36º lugar e o Hospital Sírio-Libanês em 43ª posição.

Forró na França

A cidade de Lille, na França, vai sediar, entre os dias 11 e 14 de setembro, o Festival Internacional do Forró de Raiz, que integra a programação do Ano Brasil-França 2025, comemorativo à celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre os países.

O festival também marca a assinatura de um protocolo de intenções para consolidar a candidatura do forró como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Forró na França...2

O Festival Internacional do Forró de Raiz é fruto de uma rede de cooperação composta por diversas entidades brasileiras e francesas, incluindo o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, o Consórcio Nordeste, que tem a participação do Governo do Maranhão.

Para a realização do festival, o Consórcio Nordeste, instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste do Brasil, contou com apoio de todos os governos estaduais membros, sendo o Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Márcia Duailibe na Academia

A Família Duailibe, do Maranhão, também está festejando a vitória da escritora maranhense Márcia Duailibe Forte, radicada no Pará.

Ela foi eleita no último dia 9  para a Academia Paraense de Letras, onde vai ocupar a cadeira de nº 13, patroneada por Dom Romualdo de Seixas e cujo último ocupante foi Raymundo Mário Sobral.

Márcia é filha dos saudosos Nelson Forte e Norma Duailibe Forte, irmã da cantora Sandra Duailibe, e é escritora com ênfase em Literatura Infantil, musicista, compositora, atuando também como diretora de imagem e está se especializando em Palhaçaria, entre outras atividades culturais.

Márcia é autora dos livros Os Três Porquinhos e o Lobo Esportista; Nas Entrelinhas do Hino Nacional; e Belém – Uma Cidade Amazônica.

Sobre Um Encontro Musical (ainda no prelo), a escritora Edy-Lamar pontuou que a obra a surpreendeu pela suavidade e a novidade musical adotada em cada exemplo dos sons de vários instrumentos abordados isoladamente pela aua, na apresentação de cada um desses dispositivos musicais ao leitor infantil. “Nesse trabalho a musicista associou-se à escritora, criando uma sonoridade literária capaz de encantar crianças e adultos com sensibilidade”.

Márcia Duailibe Forte é mais um nome maranhense a integrar o quadro da Academia Paraense de Letras

DE RELANCE

A anulação de uma farsa

“O Paulo Briguet é o Rubem Braga da presente geração. Não percam nunca as crônicas dele.” Quem disse foi o escritor e filósofo Olavo de Carvalho. Pois bem, sob o título acima, ele publicou ontem no Gazeta do Povo, do Paraná, a seguinte crônica, que dividi em três partes para aliviar a leitura:

“Eis que, na Babilônia dos dias de hoje, onde a lei se dobra como junco ao ditame dos ventos, o juízo sobre o servo do povo, outrora soberano, avançava como um rio de lodo. E aqueles que se sentavam nas cadeiras do alto tribunal, os príncipes do juízo, em sua maioria, já haviam inclinado suas cabeças, concordando com a sentença que fora lavrada antes mesmo de os fatos se revelarem.

No entanto, um dos juízes de nome Fux, levantou-se em meio à sessão, e a sua voz outrora suave, para surpresa dos arautos, tonitruou. E ele disse: “Não vos é lícito julgar este homem, pois a vossa alçada não alcança os que já não estão em seus postos. E a vossa corte, que não é a plenária, não pode se sobrepor à plenitude do juízo.”

Ele falou então com a força que vem dos livros antigos, citando as leis que, em tempos passados, eram observadas por todos. E disse que os homens que estavam sendo julgados não tinham mais a prerrogativa do foro e, portanto, a jurisdição régia sobre eles havia cessado, tornando os autos do processo em pó. E, ao final, declarou: “Nulos são todos os atos praticados”.

A anulação de uma farsa...2

A palavra de Fux desnudou a iniquidade que se ocultava sob o manto da justiça. “Pois, como vós sabeis, meus amados leitores, não é de hoje que esta causa se mostra uma farsa. É a mesma farsa que este escriba já havia denunciado em muitas cartas, comparando-a aos julgamentos de Moscou, onde a sentença vinha antes da prova e a justiça se tornava apenas teatro”.

Um juiz não pode ser investigador, nem a acusação pode ser feita com um roteiro de ficção, em que a fábula se faz alicerce da justiça.

E, se o julgamento de Bolsonaro e dos demais for anulado, conforme a palavra de Fux, será um grande sinal. Porque a verdade, assim como a luz do sol, sempre encontra uma fresta para se manifestar”.

A anulação de uma farsa...3

Continua Paulo Briguet: “Talvez o julgamento não se conclua, e a história dos homens lembre-se disso. E talvez os livros de história, daqui a cem anos, não falem de justiça feita, mas de um verdadeiro golpe = que não foi dos acusados, mas dos próprios juízes contra a lei –, e que poucos homens, em meio a tantos que se curvaram, tentaram dizer a verdade.

Ademais, não deve ter sido por acaso, mas por obra do Altíssimo, que um irmão se achegou a este cronista, que rezava no Santuário alguns dias atrás, soprando-lhe aos ouvidos as palavras do profeta:

Ai daqueles que ao mal chamam bem, e ao bem, mal, que mudam as trevas em luz e a luz em trevas, que tornam doce o que é amargo e amargo o que é doce!

Ai daqueles que são sábios aos próprios olhos e prudentes em seu próprio juízo!

Ai daqueles que, por uma dádiva, absolvem o culpado e negam justiça àquele que tem o direito a seu lado!”

Sem comentários.

Opinião de Luiz Fux

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou na quarta-feira, 10, que “ninguém pode ser punido pela cogitação” de um crime.

“A cogitação pode limitar-se a conceitos internos existentes apenas no psicológico do indivíduo ou revelar-se externamente em fenômenos concretos, a exemplo de reuniões para traçar estratégias ou documentos que materializem aquele plano.

Mas, em qualquer caso, os pensamentos e desejos criminosos, embora de apreciação sob critério religioso ou moral, escapam à consideração do direito punitivo”, apontou.

Opinião de Luiz Fux...2

O ministro ainda citou outras condutas “que não atraem qualquer resposta penal”, como os atos preparatórios, consistentes na consecução de meios para garantir o sucesso da empreitada criminosa. “Ainda quando a vontade violada e penal se anuncie por palavras ou escritos, não pode haver crime, senão se vai além da expressão inócua de um pensamento. A lei só incrimina as manifestações orais ou escritas de ideias quando já de si mesmas criam uma situação de lesilidade ou periquitação ao bem’’, indicou.

De outro lado, o ministro deu exemplos dos atos que se encontram em uma espécie de limita. “Iniciar a ação de disparar sobre a vítima é um exemplo de começo da fase executiva, ainda que ela não venha a aparecer”, destacou.

Como se libertar do vício

Celebrado na última semana de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, foi um convite para refletir sobre o impacto do tabaco e dos dispositivos eletrônicos, como o vape, na saúde.  

Embora muitas pessoas acreditem que largar o cigarro seja um desafio quase impossível, o best-seller O Método Fácil de Parar de Fumar (Grupo Editorial Edipro), de Allen Carr, prova que a dependência está muito mais ligada à ilusão psicológica do que à real necessidade física. 

Como se libertar do vício...2

Confira quatro dicas inspiradas no método que podem ajudar quem deseja se libertar do vício de uma vez por todas: 

Uma das maiores armadilhas é acreditar que fumar traz prazer ou alívio. O cigarro e o vape apenas satisfazem a abstinência. Ao perceber que não há nenhum “benefício” real, fica mais fácil enxergar o ato de parar como um ganho, não como uma perda. 

Muitas pessoas têm medo desse desconforto. Mas Allen Carr mostra que os sintomas físicos são leves e passageiros. O verdadeiro obstáculo é o receio de viver sem a nicotina. Ao enxergar a abstinência como um processo de libertação, e não de sofrimento, a jornada se torna mais leve. 

Como se libertar do vício...3

É comum acreditar que o cigarro eletrônico seja uma alternativa “menos nociva”. Mas, na prática, ele mantém a dependência e prolonga o ciclo do vício. A dica é clara: parar com o hábito significa abandonar todos os dispositivos, sem substituições, para realmente conquistar a liberdade. 

Não espere o “momento certo”, ele nunca chega. Escolha qualquer data e transforme-a no marco da sua independência.

E encare a decisão como um motivo de celebração. Você não está perdendo algo, está ganhando saúde e qualidade de vida. 

Felipe Ladeira é o novo delegado Regional no Maranhão da Fenapro - Federação Nacional das Agências de Propaganda. E o escritor Felix Alberto Lima (foto abaixo), que está com um novo e belíssimo livro de poesias (“com o coração na boca”), saindo quentinho da editora 7 Letras, é o vice-delegado
Félix Alberto

Para escrever na pedra:

“Temos que confiar no amanhã. A não ser que descubram alguma coisa contra ele durante a noite”. De Luís Fernando Veríssimo.

TRIVIAL VARIADO

Extraterrestres: rochas encontradas em Marte podem ser indício de vida antiga, anunciaram ontem cientistas da Nasa.

Valores a receber: olho vivo, brasileiros ainda têm R$ 10,7 bilhões esquecidos nos bancos. Já foram recuperados R$ 310,36 milhões.

Oceanos: em tramitação na Câmara dos Deputados o projeto que internaliza o Tratado Global dos Oceanos (BBNJ), aprovado internacionalmente em 2023.

Oceanos...2: o acordo regula o uso e a proteção da biodiversidade em alto-mar, território que não pertence a nenhum país, e pode colocar o Brasil em posição de liderança na governança global dos oceanos.

A propósito: no discurso de abertura da Sessão da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 23, o presidente Lula vai destacar a adesão do Brasil à coalizão “Defensores do Oceano”, reforçando compromisso com a proteção da biodiversidade em alto-mar e a ratificação do BBNJ, sinalizando liderança brasileira em governança ambiental internacional.

Pirarucu: Belém do Pará recebe, entre os dias 19 de setembro e 5 de outubro, o Festival Gosto da Amazônia, iniciativa que celebra o pirarucu selvagem de manejo sustentável.

Pirarucu...2: vinte e cinco restaurantes da capital paraense participam do evento, oferecendo pratos exclusivos à base desse que é considerado o maior peixe de escamas de água doce do mundo.

Aplauso: ao parabenizar o ministro Luiz Fux, o deputado federal Joaquim Passarinho (PL) afirmou que, ao reconhecer a incompetência do STF no julgamento dos réus, o ministro devolve à Constituição o respeito que, para ele, vinha sendo ignorado. “Transformaram o Supremo em tribunal de exceção. Isso é gravíssimo”, escreveu.

25 anos: nesta sexta-feira, 12, às 9h, vamos comemorar na empresa, com um café da manhã, o Jubileu de Prata do Imirante.com

 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.