Homenagem

Comunidade da capoeira homenageia Mestre Patinho com roda e encontro de mestres

Após sua morte, sua família e alunos continuam o trabalho de difundir o conhecimento e o legado deixado pelo mestre, mantendo o centro cultural em plena atividade.

NaMira

SÃO LUÍS - Em memória a um dos grandes nomes da capoeira, a comunidade maranhense se reúne para celebrar o aniversário de Antônio da Conceição Ramos, o Mestre Patinho. Se estivesse vivo, ele completaria 72 anos no dia 14 de setembro. Reconhecido por sua vasta trajetória na capoeira, Mestre Patinho foi agraciado com o título de mestre Griô pelo Ministério da Cultura no ano 2000, mesmo ano em que fundou o Centro Cultural Mestre Patinho.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Após sua morte, sua família e alunos continuam o trabalho de difundir o conhecimento e o legado deixado pelo mestre, mantendo o centro cultural em plena atividade. Para honrar a data, uma programação especial foi organizada, com o ponto alto sendo uma grande roda de capoeira.

O evento contará com a presença de figuras importantes da capoeira, como o maranhense Mestre Tião Carvalho, que também é cantor e compositor e reside em São Paulo. Outro convidado de destaque é o Mestre Curió, da Paraíba, discípulo do lendário Mestre Pastinha, considerado o fundador da primeira escola de capoeira do Brasil.

O público também poderá participar de oficinas e conversas com os mestres, mergulhando ainda mais na história e, na prática dessa arte genuinamente brasileira, reconhecida pela UNESCO desde 2014 como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A celebração, que segue o lema da capoeira "Quem nunca viu, venha ver!", acontece no domingo, a partir das 14h, e promete ser um grande encontro de mestres, alunos e admiradores, unidos para homenagear e manter viva a memória de Mestre Patinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.