PH: Roberto Franklin em noite de autógrafos
E mais: Edição histórica do Maranhão na Tela
Logística e Engenharia
A semana está sendo movimentada na Faculdade de Negócios Faene, com aulas da pós-graduação para os cursos de Logística & Supply Chain, Logística Portuária e Engenharia de Manutenção.
O destaque é a disciplina de Gerenciamento da Cadeia Produtiva de Suprimentos, com o professor Ricardo Carreira.
A instituição situada no bairro Angelim oferece também cursos de graduação.
Votos na Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 2162/23, sobre anistia aos participantes de manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre o dia 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor se a proposta virar lei.
Foram 311 votos a favor, 163 contra e 7 abstenções.
Pela bancada do Maranhão, 9 deputados votaram a favor, e outros 7, contra. O deputado Cleber Verde (MDB) absteve-se, e Márcio Honaiser (PDT) não estava presente.
Votos na Câmara...2
O acervo de ações legislativas obscenas urdidas pela Câmara dos Deputados com o único propósito de beneficiar os próprios parlamentares e a classe política ganhou uma nova obra indecorosa.
Na noite de terça-feira, a Casa aprovou em dois turnos a chamada PEC da Blindagem, que amplia a autoproteção de deputados federais e senadores.
Pelo texto chancelado, os membros do Congresso só podem ser processados criminalmente e presos em flagrante por delito inafiançável com a licença dos pares, por meio de votação secreta.
Votos na Câmara...3
Dos 18 deputados federais do Maranhão, 15 votaram aprovando o conjunto de medidas que protegem membros do Congresso Nacional da mão pesada da Justiça.
Votaram a favor da autoproteção os deputados Aluísio Mendes (Republicanos), Amanda Gentil (PP), Cleber Verde (MDB), Detinha (PL), Fábio Macedo (Podemos), Josimar de Maranhãozinho (PL), Josivaldo JP (PSD), Júnior Lourenço (PL), Pastor Gil (PL), Pedro Lucas Fernandes (União), Juscelino Filho (União), Márcio Honaiser (PDT), Marreca Filho (PRD), e os suplentes no exercício do mandato Allan Garcez (PP) e Hildo Rocha (MDB). Votaram contra os deputados Márcio Jerry (PCdoB), Duarte Jr. (PSB) e Rubens Júnior (PT).
A PEC da Blindagem é uma alteração na Constituição Federal motivada pelo espírito corporativo voltado para a proteção dos próprios parlamentares.
DE RELANCE
Edição histórica do Maranhão na Tela
O festival Maranhão na Tela está realizando sua edição mais potente. Trata-se de um momento histórico para o Festival e que reflete a importância da existência de políticas públicas bem estruturadas para festivais de cinema.
O evento começa hoje (18) e vai até o dia 26 de setembro, no Kinoplex Golden, e contará com a realização de quatro mostras: Mostra Panorama Brasil, que apresenta uma seleção de cinco longas-metragens premiados; Mostra Maranhão de Cinema, que é competitiva e exclusiva para filmes e videoclipes maranhenses; Mostra Antônio Saboia, o homenageado deste ano, além de uma mostra de cinema fantástico latino-americano, a Los Terroríficos, que marca a internacionalização do Festival.
A abertura da edição contará com a segunda exibição em festivais nacionais do novo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto, premiado em Cannes, protagonizado por Wagner Moura e indicado para representar o Brasil para concorrer a Melhor Filme Internacional na próxima edição do Oscar.
No encerramento, será exibido O Último Azul, dirigido por Gabriel Mascaro, vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim. Ainda Estou Aqui, laureado com o Oscar de Melhor Filme Internacional deste ano, também está presente na programação, na Mostra Antonio Saboia, fazendo com que o Maranhão na Tela seja o único festival no mundo a exibir os longas brasileiros premiados nos três principais festivais do planeta: Cannes, Berlim e Oscar.
Maranhão na Tela...2
Os 30 anos do filme Terra Estrangeira também serão comemorados com presenças confirmadas dos atores Fernando Alves Pinto e Alexandre Borges, além de Maria Carlota Bruno, produtora do filme homenageado e de Ainda Estou Aqui, ambos da Vídeo Filmes, produtora que também será homenageada.
A programação conta ainda com "Sonhar com Leões", protagonizado pela Denise Fraga e dirigido pelo greco-português Paolo Marinou-Blanco, ambos com presença confirmada.
O filme ganhou menção honrosa do júri do Festival de Gramado, o festival de cinema mais importante do Brasil e que também foi palco da estreia de A Natureza das Coisas Invisíveis, laureado com o prêmio especial do júri, além de melhor atriz coadjuvante para Aline Marta Maia e melhor trilha musical para Alekos Vuskovic.
Maranhão na Tela...3
A comemoração dos 18 anos também será celebrada com uma ação formativa robusta, a Escola de Negócios. De 22 a 26 de setembro, na UNDB Golden, serão realizadas três masterclasses de introdução ao curso, que é focado na área executiva e tem carga horária de 60 horas, ministradas em três módulos: Mercado Cinematográfico do Maranhão, com Andreia Lima; Negócios no Audiovisual, com Angélica Coutinho; e Cadeia de Comercialização de Filmes, com Barbara Sturm.
Essa edição histórica do Festival contou ainda com a realização do Maranhão na Telinha, que aconteceu de 18 a 20 e de 25 a 28 de agosto no Cine SESC Deodoro com uma programação composta por mais de cem curtas-metragens de animação de todo o mundo, além de uma homenagem à Turma da Mônica.
Importante: todas as atividades têm acesso gratuito. Mais informações no site http://www.maranhaonatela.com.br/
Um tiro pela culatra
Com o título acima, o escritor gaúcho Túlio Milman diz que aprendeu cedo no jornalismo a desconfiar dos adjetivos e das qualificações reducionistas.
E lembrou disso ao ler as manchetes sobre o assassinato de Charlie Kirk. Quase todas começavam com um rótulo antes do nome da vítima: “ativista de direita”, “influenciador conservador” ou “apoiador de Donald Trump” são alguns deles. Os termos são verdadeiros?
Sim. Mas, usados como primeira moldura, operam como filtros. Sugerem, ainda que sem dizer, uma causalidade perversa: ele morreu porque era isso tudo.
Um tiro pela culatra...2
A verdade é que Charlie Kirk não morreu por defender ideias ou por ser próximo a Donald Trump. Morreu porque um criminoso o matou. Nesse caso e em vários outros, quando a narrativa desloca o primeiro foco para a biografia ideológica da vítima, o crime se dissolve no pano de fundo, o agressor some de cena e a sociedade se acostuma a ler assassinato como capítulo de debate.
Importa pouco se a vítima é de direita, de esquerda ou de centro. Importa que era um ser humano. Importa lamentar a sua morte e, ato contínuo, tentar compreender, de forma honesta, o que levou a ela.
Democracia não se sustenta quando naturalizamos a morte de quem pensa diferente, nem quando usamos adjetivos e qualificações simplistas para amortecer a indignação de um lado e inflamar a do outro.
Pioneiros da Medicina Maranhense
O Conselho Regional de Medicina do Maranhão vai realizar, em 16 de outubro próximo, uma noite de reconhecimento e celebração da história da medicina maranhense.
Os 50 primeiros médicos registrados na Regional deste estado serão homenageados com o lançamento do livro “Pioneiros da Medicina Maranhense”, seguido da entrega das Comendas “Aníbal de Pádua Pereira de Andrade”, “símbolo de gratidão e respeito a quem ajudou a construir os alicerces da Medicina no Maranhão”.
Entre os homenageados está o baiano-maranhense Dr. Orlando Souza Pinto, nascido em abril de 1928, em Salvador/BA, e formado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1953. Clínico e médico do trabalho, atuou em diversas instituições, entre elas a Petrobrás. E faleceu em 2021, em Sergipe (Aracaju), onde reside a viúva Margarida Gomes Pinto e seis dos seus filhos, todos médicos.
O único que ficou no Maranhão, Orlando Sousa Pinto Filho, reside em Presidente Dutra.
Para escrever na pedra:
“Se o mundo está correndo para o abismo, chegue para o lado e deixe ele passar”. De Luís Fernando Veríssimo.
TRIVIAL VARIADO
Turismo: o maranhense Marcelo Aragão Saldanha lança nesta quinta-feira (18), com noite de autógrafos em Caxias do Sul (RS), seu livro “Turismo – nem tudo o que reluz é ouro”.
Participa + Brasil: Consulta pública avalia inclusão de vacina contra herpes zóster no SUS. Proposta prevê imunização de idosos a partir de 80 anos.
Avisos: o Governo começou ontem a notificar patrões sobre atraso do FGTS de empregadas domésticas. Prazo vai até 31 de outubro.
Queda: Pesquisa divulgada ontem pela Serasa indica que no Brasil houve queda da busca por crédito, especialmente no setor do comércio. Em todo Brasil, o indicador vinha de dois meses de alta.
Manobra no Congresso: Câmara dos Deputados resgata voto secreto para ampliar proteção a parlamentares
Perigo: o Brasil foi, em 2024, o quarto país mais mortal do mundo para os defensores do meio ambiente. O dado é do relatório da Global Witness, uma organização não-governamental fundada em 1993 para expor a destruição ambiental.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.