Um ator que enche a tela: Antonio Saboia no Maranhão na Tela
Mostra celebra a obra do ator no Festival; filmes como "Ainda Estou Aqui", fazem parte da programação
O Festival Maranhão na Tela começa hoje com a exibição do tão esperado O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho. Mas o que me deixou realmente feliz na programação deste ano foi a homenagem ao ator Antonio Saboia.
Ele brilha em produções de grande repercussão, como Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e o delicado Deserto Particular, de Aly Muritiba. Mas, para mim, a Mostra Antonio Saboia é mais que um tributo. É reconhecer o trabalho de um ator cheio de nuances, versatilidade e, sobretudo, raízes maranhenses.
Nascido na França, mas criado no Brasil, Antonio é filho do jornalista maranhense Napoleão Saboia, que sempre elogiava meus textos. Essa lembrança é muito importante para mim, porque até hoje, quando escrevo, penso se Napô gostaria do que acabei de escrever (quase chego a ouvir a voz dele no telefone dizendo "Você não tem noção das coisas que você escreve, né menina?"). Foi aqui no Maranhão que Antonio começou sua trajetória artística, em parceria com cineastas locais. Primo de Arturo Saboia, esteve em filmes que marcaram a nossa cinematografia, como Ódio, de Breno Ferreira, Reverso, de Francisco Colombo, Farol, de Arturo Saboia, e o belíssimo Lamparina da Aurora, de Frederico Machado.
Lembro bem da primeira vez que o vi em cena, no filme Ódio. Fiquei encantada. Depois vieram outros trabalhos que só reforçaram minha admiração. Antonio é aquele ator que chega e enche a tela. Sua interpretação é meticulosa, seja no homem em busca de si em Deserto Particular, no forasteiro de Bacurau, que vai da arrogância ao medo em minutos de uma das cenas mais interessantes da virada do filme, ou no personagem misterioso de Lamparina da Aurora. Enfim, é sempre um prazer imenso assistir a ele.
A Mostra Antonio Saboia acontece de sexta a domingo, sempre a partir das 15h, na programação do Maranhão na Tela. Estão previstos títulos como Reverso, Farol, Ainda Estou Aqui e Bacurau. Uma oportunidade de rever, ou conhecer, a força desse ator em cena. Apenas vá! Prestigie, eu garanto que vai ser incrível!
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.