COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Waléria Viégas é nossa capa

E mais: Macron vai provar que esposa é mulher

PH

Atualizada em 20/09/2025 às 08h51
Capa do PH Revista

TODO o charme da jovem advogada maranhense Waléria Letícia Viégas Reis, que depois de concluir o curso de Direito fez uma pós-graduação em Gestão Empresarial e, agora, está fazendo um Curso de Medicina em São Paulo, onde reside atualmente. Ela é destaque de Capa do PH Revista deste fim de semana, como presença especial na festa de aniversário de sua mãe Lindalva Reis

-----------------------------------------------------------------------------

 CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

-----------------------------------------------------------------------------

Frota presidencial elétrica

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu quatro unidades do Chevrolet Blazer EV, SUV elétrico da marca, em acordo com a General Motors (GM).

Assim, o Brasil se tornou o primeiro país no mundo a ter a primeira frota 100% elétrica.

Somado aos carros elétricos de luxo que foram entregues em Brasília, o acordo também inclui a instalação de estações de recarga rápida, que ficam a cargo da empresa nacional WEG, parceira da GM no setor de veículos elétricos.

Frota presidencial elétrica

Somado a esses veículos, a frota brasileira também é composta por outros veículos elétricos e híbridos de outras marcas. Em 2024 o presidente Lula recebeu um BYD Tan durante uma cerimônia no Palácio da Alvorada.

A única versão oferecida no Brasil, a RS, é importada do México e vem equipada com um motor elétrico instalado no eixo traseiro do carro, que fornece o mesmo que 347 cv de potência e 44,8 de torque.

De acordo com a GM, o SUV vai de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, além de ter uma velocidade máxima de 190 km/h.

Anistia e consulta

O Senado abriu consulta pública para saber a opinião dos brasileiros sobre a proposta que concede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes, quando um grupo tentou evitar que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tomasse posse.

Na prática, o resultado da consulta pública não altera as votações da Casa, mas são usadas para que os políticos meçam a temperatura das ruas sobre as pautas em discussão no Congresso.

Para votar, basta acessar o site do Senado. Até a tarde de ontem, os que eram contra a anistia somavam 752.021 votos, enquanto os favoráveis eram 626.319.

Em Imperatriz

Pelo segundo ano consecutivo, a Potiguar Imperatriz participa da FECOIMP, maior feira multissetorial de negócios do Norte e Nordeste, que chega à sua 23ª edição de 17 a 20 de setembro, no Centro de Convenções de Imperatriz.

Com o tema “O Negócio é Gente”, o evento destaca a importância das relações humanas para o crescimento sustentável das empresas – uma sintonia perfeita com a missão da Potiguar que tem as pessoas e a transformação de vidas no centro do seu negócio.

Em Imperatriz…2

Instalada em Imperatriz desde 2018, a Potiguar se consolidou como um agente de transformação para a comunidade tocantina.

E para estreitar ainda mais o relacionamento com os visitantes, a Potiguar preparou uma ação especial de experiência em seu stand.

Em grupos pequenos, os participantes são recebidos em uma sala climatizada e convidados a responder o “Quizz Potiguar” com direito a brindes, seguido do vídeo institucional da empresa; além de ações interativas, jogos e muitos brindes estão movimentando o espaço da marca na FECOIMP.

FNa TV Mirante, antes do almoço no Ville, sexta-feira, Étia Vale ganhou o abraço do famoso ator Antonio Saboia e deste Repórter PH

Almoço para Étia Vale

Ser querida e admirada dá nisso: a jornalista Étia Vale mudou de idade na sexta-feira e ganhou almoço em sua homenagem no restaurante Ville, no São Francisco.

 O local é muito charmoso e bem decorado com obras de arte e serve uma deliciosa comida caseira maranhense.

Por lá, também circularam, entre muitos outros, um velho amigo que eu não abraçava há muito tempo: o Prof. Inaldo Menezes, figura das mais queridas da sociedade maranhense e que nos últimos anos andava sumido da vida social.

No almoço do Ville em homenagem a Étia Vale, da esquerda para a direita, Ângela Balby, Ed Pereira, Emília Fiquene, Étia Vale, Claudia Baía, o Repórter PH, Dalva Abreu (jornalista maranhense da TV Senado, residente em Brasília) e Adelaide Campelo

Os eleitores foram abandonados

Na semana em que abandonou os eleitores para cuidar dos próprios interesses, a Câmara dos Deputados tentou justificar a aprovação de uma medida ruim – a PEC da Blindagem – com a versão de que o objetivo seria evitar uma pior – a anistia aos acusados de 8 de janeiro.

Com uma produtividade raras vezes vistas nessa casa legislativa, entregou 100% da primeira iniciativa – falta o Senado – e encaminhou a segunda.

O detalhe é que a aprovação da urgência para votar a anistia ocorreu em situação rara: “um” projeto será apreciado sem passar pelas comissões, mas o texto não é conhecido. E não é porque está sendo mantido em sigilo: simplesmente não existe.

A essa altura, não custa reforçar: os deputados são servidores públicos. São pagos com dinheiro dos impostos para trabalhar para a população. Não são seres intocáveis. Não podem ficar fora do alcance da lei de forma preventiva.

Mudança para sempre

A Netflix planeja uma nova movimentação do mercado do audiovisual e do entretenimento que pode mudar a indústria para sempre.

Segundo o site Puck, a gigante do streaming estaria considerando adquirir a Warner Bros., um dos grandes estúdios de Hollywood responsável pela produção de filmes, séries e games.

Importante ressaltar que, até o momento, a Netflix ainda não fez nenhuma proposta oficial, ou seja, tudo não passa de uma ideia.

De acordo com o Puck, a aquisição estaria sendo discutida internamente, mas não há ainda planos para a apresentação de uma proposta formal.

Na noite de lançamento do novo livro de Roberto Franklin Costa, “Onde guardei minhas lembranças”, foram vistas três grandes amigas: Tiana Gomes Pereira, Virgínia Duailibe e Luciane Duailibe Costa (esposa do escritor)

DE RELANCE

Macron vai provar que esposa é mulher

Uma história inusitada tomou conta do Palácio do Eliseu, sede do governo francês. O presidente da França, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte, pretendem apresentar laudos científicos e fotografias a um tribunal dos EUA para provar que a primeira-dama nasceu mulher.

A documentação fará parte de um processo por difamação movido pelo casal contra a influenciadora de direita norte-americana Candace Owens, que afirmou publicamente acreditar que Brigitte seria um homem.

Candace, ex-comentarista do jornal americano Daily Wire – de linha conservadora –, repetiu em várias ocasiões que a primeira-dama da França seria do sexo masculino. Em março de 2024, chegou a declarar que apostaria “toda a sua reputação profissional” nessa alegação.

No início deste ano, a influenciadora, que tem 6 milhões de seguidores, lançou uma série de vídeos intitulada Tornando-se Brigitte, na qual sustentava que a primeira-dama escondia seu “verdadeiro sexo biológico”.

Há poucas semanas, Candace divulgou um vídeo em que dizia que Macron era homossexual e que poderia ter uma suposta relação com o ex-primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau.

Em julho, Macron e a esposa ingressaram com ação judicial contra Candace. Em entrevista a BBC, Tom Clare, advogado do casal, afirmou que Brigitte considerou as acusações “profundamente perturbadoras”.

Brasil tem maior custo entre 97 países

Em um país endividado onde falta dinheiro para prestar bom serviço na saúde pública, um levantamento da Inter-Parliamentary Union mostra que o Brasil tem a Câmara dos Deputados mais cara entre 97 países pesquisados.

O orçamento anual, segundo a entidade, é de US$ 3,2 bilhões, 43% maior do que o dos Estados Unidos, que gasta US$ 1,85 bilhão. Os valores são em dólares, calculados pela paridade do poder de compra (PPP), que não só converte, leva em conta a capacidade efetiva da moeda em cada país.

A moral histórica é que os pagadores de impostos no Brasil remuneram seus representantes para que tomem decisões contrárias a seus interesses. Essa não é uma opinião da coluna: pesquisa da Atlas Intel mostrou que 70% dos brasileiros são contra a PEC da blindagem. O mesmo instituto apontou que uma anistia "ampla, geral e irrestrita" é rejeitada por 57,3%. 

Na CPI do INSS

Um depoimento previsto para ontem na CPI do INSS provocou polêmica. O advogado Nelson Willians, que deveria depor na condição de suspeito de envolvimento na fraude que lesou os aposentados, deveria assinar um termo em que se comprometia a dizer a verdade.

– Não – disse depois da pergunta formal, habitualmente respondida com um “sim”.

Chamado de “advogado-ostentação” por compartilhar sua vida luxuosa nas redes sociais, Williams teve habeas corpus concedido pelo ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), garantindo o direito de permanecer em silêncio.

Sempre com uma taça de vinho para degustar, o empresário “bom vivant” Luciano Gomes não perde uma chance de exercitar seu “hobby”

Sabedoria de botequim

Entre as grandes bobagens já transformadas em sabedoria de botequim, nenhuma é tão confortável para os donos do poder quanto a ideia de que o político só rouba porque o brasileiro, no fundo, também rouba. Quer dizer: se a sociedade é corrupta, nada mais natural que seus representantes também sejam.

Balela. É exatamente o contrário. Existe uma teoria antiga, vem lá de Platão e Aristóteles, que já foi confirmada por uma série de estudos ao redor do mundo – é a tese do mimetismo. Diz o seguinte: quando o ocupante de um cargo superior se comporta de maneira imoral, seus subordinados sentem-se autorizados a fazer o mesmo.

No Brasil, um país com míseras quatro décadas de democracia, não seria exagero dizer que os ocupantes de cargos superiores se comportam de maneira imoral há 525 anos.

Sabedoria de botequim...2

Aliás, vale lembrar que os dois maiores ídolos da política atual são frequentemente associados a bandalheiras. Mas desde os portugueses – que arrancavam as riquezas daqui e mandavam para longe –, atravessamos séculos de regimes arbitrários em que essa cultura extrativista, de obter vantagem em vez de construir, foi alimentando no brasileiro a sensação de que honestidade, quase sempre, é coisa de otário.

A indecência mais recente é a PEC da Blindagem. Ao exigir autorização dos coleguinhas para investigar deputados e senadores, o Congresso não está apenas tentando se proteger da Justiça. Está, mais uma vez, oferecendo uma aula ao país. A lição é clara: existe um regime para os comuns e outro para os figurões. A lei é igual para todos até a página dois – depois dela, o que vale é o crachá.

Cada pessoa é uma pessoa

Outro dia, enquanto um amigo meu dançava todo desengonçado e sem a menor harmonia, os outros amigos riam dele e o chamavam de ridículo.

Foi aí que intervi. Não existe receita para ser feliz, mas uma coisa é certa: deixar de fazer algo que você gosta – por não ser tão bom naquilo – é um grande erro.

O peso que a gente carrega da vergonha de ser avaliado pelos outros é imenso. Quantas vezes você deixou de postar algo que te gerava sorrisos por tentar imaginar o que os outros pensariam daquilo?

Alinhar a expectativa de terceiros às nossas ações tem tudo para ser um fracasso. Ora, se cada pessoa é uma pessoa, nada mais natural que ser diferente e tomar os caminhos que bem desejar.

Do grupo de homenageados da exposição “Homens Brilhantes”, que o fotógrafo Herbert Alves está preparando, o jovem empresário Wesley Costa é um dos destaques da mostra que será realizada no Convento das Mercês

Para escrever na pedra:

“Encaro escrever como um ofício, um que deu certo para mim, mas não seria minha escolha natural se outras coisas não tivessem dado errado.” De Luis Fernando Veríssimo.

TRIVIAL VARIADO

Presença rara: figura das mais queridas da sociedade maranhense, o Prof. Inaldo Menezes reapareceu esta semana, depois de uma longa ausência, no almoço do restaurante de comidas caseiras Ville, no São Francisco.

Fiocruz: estudo busca eliminar transmissão vertical de vírus que causa leucemia. A pesquisa acompanhou 516 gestantes infectadas pelo HTLV-1.

Proibição: no Afeganistão, o Talibã anunciou a proibição de 140 livros escritos por mulheres nas universidades do país. A medida abrange textos sobre direitos humanos das mulheres e pensamentos políticos ocidentais.

Big techs: Câmara Brasileira da Economia Digital afirma que projeto de regulação do governo vai repetir erros do modelo europeu.

Articulações: escolha de relator sinaliza aprovação de anistia “light”. Indicado para a relatoria, Paulinho da Força integra o Centrão e falou em buscar “consenso”. Tendência é de que texto reduza penas, sem perdão.

Cinismo: a cada espetáculo de cinismo em Brasília, o país inteiro entende a cartilha: a lei é para os outros. Vide a PEC da Desmoralização.

No centro: voltaram ao centro da cena política nacional o ex-presidente Michel Temer e o deputado federal Aécio Neves (MG-PSDB), como conselheiros do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que vai elaborar o texto do projeto de anistia – ou da dosimetria.

Articulação no Congresso: relator descarta anistia, mas diz que Bolsonaro terá pena menor. Após reunião com Temer e Aécio, Paulinho da Força afirmou que o texto vai reduzir punições de todos os condenados pelo STF.

Exemplo gaúcho: não é só nas escolas. Nas reuniões quinzenais do secretariado, o prefeito de Porto Alegre adotou a prática de mandar os secretários deixarem o telefone em um saco, na entrada da sala. Há quem diga que as reuniões ficaram mais produtivas.


 


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.