SÃO LUÍS - A TV UFMA apresentará ‘Dias de Luta’, série documental em alusão ao Mês da Consciência Negra. O primeiro episódio estreia dia 18 de novembro, às 20h. O público poderá assistir à produção pela TV aberta (canal 16.1).
Composta por cinco episódios de 26 minutos, a série aprofunda a reflexão sobre datas que moldaram a história do Brasil. Da assinatura da Lei Áurea ao Dia do Samba, a produção independente goiana busca refletir sobre o significado de acontecimentos relevantes para a população negra brasileira.
A nova série oferece um panorama sobre diversos dias comemorativos e destaca a importância dessas datas para que a sociedade se lembre de acontecimentos marcantes da história do país — como batalhas, leis, aniversários e o contexto social do pós-pandemia de covid-19.
Para analisar como esses fatos impactaram a vida da população negra no Brasil, a série apresenta depoimentos de convidados como o cineasta André Novais de Oliveira, a deputada federal Erika Hilton, o babalaô Ivanir dos Santos, a historiadora Keilla Vila Flor, a estilista Naya Violeta, a pesquisadora Nutyelly Cena, o produtor cultural Raphael Gustavo, entre outros.
Racismo no Brasil
Idealizada por Gabriel Newton, que assina o roteiro e a direção dos documentários, ‘Dias de Luta’ foi realizada pela produtora Estratos Filmes, de Goiás. O programa foi desenvolvido por meio do edital Prodav TVs Públicas. O primeiro episódio aborda o racismo no Brasil e as datas de 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O episódio propõe discutir como a percepção distorcida da história pode ser revisitada para promover uma comemoração mais alinhada aos valores da população negra brasileira.
O segundo episódio da série foca na data de 28 de setembro, Dia da Lei do Ventre Livre, para debater a representação do corpo da mulher negra na sociedade contemporânea.
O terceiro episódio trata do 21 de janeiro, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. O quarto aborda a celebração do Dia do Samba (2 de dezembro), e o último propõe uma reflexão sobre os desafios futuros enfrentados pela população negra brasileira nos novos tempos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.