SÃO LUÍS - Interart Produção Criativa e Ministério da Cultura realizam Prêmio Papete na Festa da Música no Maranhão 2025 com show de Jorge Vercillo, “Mulheres no Samba” e tributo a Patativa
A Interart Produção Criativa, em parceria com o Ministério da Cultura, realiza nesta quinta-feira (20) o Prêmio Papete, o maior reconhecimento da música no estado. A cerimônia, que integra a programação da Festa da Música no Maranhão, reunirá homenageados, imprensa, artistas, patrocinadores e convidados. A novidade desta edição será a transmissão ao vivo pelo canal do Imirante e da Festa da Música no YouTube, a partir das 20h do dia 20 .
Inspirado na trajetória do cantor e percussionista Papete, o prêmio valoriza artistas, produtores, técnicos e projetos que fortalecem a cena musical. A premiação compõe a programação da Festa da Música no Maranhão, que acontecerá no próximo sábado (22), na Lagoa da Jansen, com grandes shows de Jorge Vercillo, banda Soulveni, do cantor e compositor Paolo Ravley, do “Mulheres no Samba da Ilha”, com Andrea Frazão, Fernanda Garcia, Sol Maranhão, Helô Santana e Rose Carrenho, do grupo Afrôs e dos DJs , Félix , Thay Ribeiro e Jennifer. Com entrada gratuita e solidária, o público poderá trocar sua pulseira de acesso por 2 kg de alimentos não perecíveis, contribuindo com a campanha “Música Solidária”.
Consolidada como um dos maiores eventos de valorização da música no estado, a FMM chega à sua sétima edição reafirmando seu papel como espaço de memória, inovação e celebração coletiva. consagrados e novos talentos em uma grande celebração da diversidade sonora do país.
O palco da Lagoa receberá nomes de peso da música local e nacional, reafirmando a vocação da FMM como um espaço de encontros inesquecíveis, como o de Jorge Vercillo, que apresenta o show da turnê JV30 PARTE II – “Mais um Final Feliz”, em um espetáculo que atravessa gêneros e emoções.
Compondo a line-up da FMM 2025, o cantor e compositor Paolo Ravley traz um show cheio de autenticidade e brasilidade, com repertório autoral que mistura intensidade, energia pop e momentos intimistas. Sua apresentação marca uma nova fase da carreira, destacando o talento maranhense no cenário nacional.
A banda Soulvenir, um dos nomes mais reconhecidos da cena independente maranhense, volta aos palcos com um novo álbum e um show que mergulha no universo pop contemporâneo. Com sonoridades eletrônicas e toques futuristas, o grupo promete uma apresentação energética e envolvente.
A força feminina também estará em evidência com o show do grupo Afrôs, que traduz saberes ancestrais em música e performance. Com uma sonoridade autoral marcada por ritmos afrodiaspóricos, ameríndios e percussivos, o grupo oferece um espetáculo potente que une tradição e contemporaneidade.
Entre os momentos mais aguardados da programação está o espetáculo “Mulheres no Samba da Ilha”, com Andrea Frazão, Fernanda Garcia, Sol Maranhão, Helô Santana e Rose Carrenho (As Brasileirinhas), uma homenagem à mulher maranhense que canta, encanta e mantém viva a alma do samba e da poesia. O show apresentará releituras de clássicos da homenageada Patativa, do samba brasileiro, além de músicas autorais. Conduzido pela Banda FMM, sob a direção e os arranjos do maestro Rui Mário, o espetáculo celebra gerações de artistas que transformam o palco em território de resistência, emoção e celebração.
Para o cantor, compositor e idealizador da Festa da Música no Maranhão e do Prêmio Papete, Emanuel Jesus, o momento é especial e de reafirmação do compromisso com a valorização, o reconhecimento e a memória da música produzida no estado. “Este ano ampliamos ainda mais o alcance da premiação com a transmissão ao vivo, permitindo que mais pessoas celebrem os profissionais e projetos que fazem a nossa música pulsar. No sábado, na Lagoa da Jansen, chegamos à sétima edição da FMM com uma programação que une tradição e modernidade, em homenagem à querida Patativa — fortalecendo a missão de promover encontros marcantes entre diferentes gerações. Também convidamos o público a participar da campanha ‘Música Solidária’, reforçando que cultura e comunidade caminham juntas. Agradeço aos nossos patrocinadores, parceiros, Governo do Maranhão, Ministério da Cultura, artistas e equipe. É uma honra construir essa história e seguir celebrando a potência criativa do nosso estado. Nosso som toca aqui — e toca forte”, complementou.
Encerrando a noite, o público vai dançar ao som do Baile Nova Brasilis, comandado pelo DJ Félix, em um set que mistura ritmos e identidades com muita brasilidade e energia eletrônica. As DJ Thay Ribeiro e DJ Jennifer completam o line-up, garantindo uma pista efervescente, marcada por beats que unem o presente e o futuro da música brasileira.
Exposição “Maranhão Musical: Da Raiz ao Futuro”
A FMM25 também apresenta a exposição “Maranhão Musical: Da Raiz ao Futuro”, que percorre a trajetória sonora do estado por meio de registros, imagens, instrumentos, capas de discos e memórias das últimas edições do evento. Uma imersão que celebra artistas, gêneros e movimentos que moldam a identidade musical do Maranhão.
Cultura, solidariedade e comunidade
Com entrada gratuita e solidária, o público poderá trocar sua pulseira de acesso por 2 kg de alimentos não perecíveis, contribuindo com a campanha “Música Solidária”. A ação reforça o caráter comunitário da festa, que une cultura, solidariedade e celebração em um mesmo espaço.
Patrocínio e realização
A FMM25 conta com patrocínio da Equatorial Maranhão, Claro e Banco do Nordeste, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura / Lei Aldir Blanc, SECMA/Governo do Maranhão, e apoio da Cerveja Dona e do Grupo Mirante.
Realização: Interart Produção Criativa e Ministério da Cultura / Governo Federal.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.