Flávia Bittencourt e Carlinhos Brown, domingo, na Avenida Litorânea
Bloco Bittencá e Acolá irá animar o pré-carnaval do Circuito Vem Pro Mar, na avenida Litorânea, organizado pelo Governo do Maranhão, em parceria com Secretaria de Estado da Cultura (Secma). A apresentação da dupla está marcada para às 18h.
Flávia Bittencourt e Carlinhos Brown já colaboraram musicalmente, inclusive na música "Amouro" e em faixas do álbum "Volitar", e já dividiram o palco em outras ocasiões, voltam se encontrar no Bloco Bittencá e Acolá no pré-carnaval do Circuito Vem Pro Mar, na avenida Litorânea, organizado pelo Governo do Maranhão, em parceria com Secretaria de Estado da Cultura (Secma). A apresentação dessa alquimia sonora pulsante da dupla está marcada para às 18h.
O Bloco Bittencá e Acolá é um bloco de carnaval tradicional e de sucesso em São Luís, Maranhão, comandado pela cantora maranhense Flávia Bittencourt. É um dos destaques do carnaval da cidade, atraindo milhares de foliões para o circuito da Beira-Mar com apresentações de artistas locais e nacionais.
O evento já contou com a presença de diversos artistas renomados, incluindo Vanessa da Mata, a banda Àttooxxá, Mariana Aydar, e Beto Ehong.
Desde sua criação, o bloco se consolidou como um evento anual importante e esperado do carnaval maranhense, conhecido por seu repertório animado e pela mistura de ritmos nordestinos e axé.
Flávia Bittencourt
Flávia Bittencourt é uma cantora e compositora maranhense, nascida em São Luís. Seu primeiro trabalho, intitulado “Sentido” e distribuído pela Som Livre, mescla a cultura popular, o pop, músicas nordestinas e composições próprias, sendo indicado ao Grammy Latino e ao Prêmio TIM de Música.
Flávia é uma grande conhecedora e divulgadora da obra de João do Vale, trazendo ao público canções de seus conterrâneos, de sua autoria e de grandes mestres nascidos pelos confins do Brasil e do mundo.
Além de cantora e compositora, Flávia é atriz, tendo participado do curta-metragem “Redenção” de Neville de Almeida e do longa-metragem “As Órbitas da Água” de Frederico Machado.
Seu primeiro álbum, “Sentido”, foi seguido por “Todo Domingos”, uma homenagem à obra de Dominguinhos, e posteriormente por “No Movimento”, o DVD “Leve”, e “Eletrobatuque”, gravado em 2018 com direção de Renato Falcão. Seu álbum mais recente, “Volitar”, foi lançado em 2022.
Em 2023, Flávia lançou a canção “Amouro” com Carlinhos Brown, que integra o álbum “Volitar”. Recentemente, lançou o single “Nossos Ancestrais” em parceria com Ribinha de Maracanã, celebrando a rica herança cultural do Maranhão e reafirmando seu compromisso com a valorização da cultura brasileira.
Dona de uma versatilidade artística e um timbre de voz autêntico, Flávia ecoou suas canções autorais e homenagens a grandes mestres em diversas partes do mundo, como Polônia, Barcelona, Madrid, Santiago do Chile, Lisboa, Porto, Angola e Nova York.
Carlinhos Brown
Carlinhos Brown, no bairro do Candeal, em Salvador (1962), é um renomado músico, percussionista, compositor e produtor brasileiro, figura chave na criação do Axé Music e Samba-Reggae, destacando-se com a banda Timbalada, o projeto Tribalistas e sua carreira solo, além de ser jurado do The Voice Brasil, reconhecido por sua inovação sonora e forte conexão com as raízes afro-brasileiras, atuando também como artista visual e educador cultural.
Participou de bandas como Mar Revolto e Acordes Verdes, fundamentais para o surgimento do Axé Music, e integrou a banda de Caetano Veloso.
Na década de 90, liderou a Timbalada, um fenômeno de percussionistas que projetou o samba-reggae nacional e internacionalmente. Lançou álbuns solo de sucesso como "Alfagamabetizado" (1996) e "Omelete Man" (1998).
Formou o trio Tribalistas com Marisa Monte e Arnaldo Antunes, alcançando grande êxito.
É o primeiro brasileiro membro da Academia do Oscar e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia.
Compôs para trilhas sonoras de filmes como "Rio" e "Ó Paí, Ó", recebendo indicações ao Oscar.
É jurado do The Voice Brasil e The Voice Kids, além de mentor de projetos culturais no Candeal, como o Pracatum.
Casado com Helena Buarque, tem seis filhos: Clara, Francisco, Miguel, Cecília, Nina e Leila, sendo pai e músico ativo com sua família.
Inovação rítmica, reinventando instrumentos e criando novos arranjos para a música brasileira.
Forte conexão com a cultura africana e o Carnaval baiano, sendo um grande fornecedor de músicas para intérpretes. Atua como artista visual e educador, transformando sua comunidade de origem através da arte e cultura.
Saiba Mais
- O sotaque do bumba meu boi reverbera no Carnaval
- Léo Santana e Banda Eva fazem alegria de foliões na Avenida Litorânea
- Carnaval do Maranhão bate recorde: 3 milhões tomam as ruas de São Luís
- Gloria Groove e Xanddy Harmonia comandam a folia no 2º dia de folia no circuito Vem Pro Mar
- Ivete Sangalo é confirmada como atração no Pré-Carnaval do Maranhão
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.