HOMENAGEM

Estudantes se reúnem para assistir colaborador da limpeza na TV após gesto de ajuda a aluno viralizar

Alunos acompanham na escola participação de funcionário da limpeza, Isaías Pinheiro, na TV depois de gesto solidário com estudante

Na Mira

Estudantes se reúnem para assistir colaborador da limpeza na TV após gesto de ajuda a aluno viralizar. (Eduardo Santos/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Todas as turmas da UEB José de Ribamar Bogéa, na Cidade Olímpica, em São Luís, interromperam a rotina nesta sexta-feira (20) para assistir, reunidas no pátio, à participação do colaborador da limpeza Isaías Pinheiro, de 22 anos, no Encontro com Patrícia Poeta.

O jovem viralizou nas redes sociais após ser filmado ajudando o estudante André, de 12 anos, a concluir uma atividade escolar depois do sinal do fim da aula, um gesto simples que comoveu milhares de pessoas.

Com um projetor instalado no pátio, os alunos acompanharam o programa ao vivo. Entre eles estavam o próprio André e a colega Sara, que aparece no vídeo abraçando o amigo. Registros feitos na escola mostram os estudantes vibrando e aplaudindo ao ver Isaías na televisão.

Durante a atração, o colaborador também viveu um momento emocionante ao reencontrar os irmãos Carla, José e Alessandro, que moram em São Paulo, após mais de três anos sem contato presencial. “Ele está levando o que a gente aprendeu com nosso pai e nossa mãe, que é ajudar o próximo”, disse um deles.

De origem humilde, Isaías nasceu e cresceu na Cidade Olímpica e estudou na mesma escola onde hoje trabalha. Ele concluiu os estudos até o 9º ano, mas interrompeu a formação após se tornar pai. Com a repercussão do vídeo, decidiu retomar os estudos e ingressar no curso de Pedagogia para se tornar professor.

“Foi uma surpresa toda essa repercussão. Recebi muitas energias positivas e carinho, coisas que eu nunca tinha escutado. Fiquei muito feliz”, contou.

A mãe de André, Meridiane, participou do programa acompanhada da gestora da escola, Jully Mourão, e agradeceu publicamente pelo cuidado. “Deus tocou teu coração para ajudar meu filho. Muito obrigada mesmo”, disse, emocionando Isaías. O estudante também deixou um recado: “Que você tenha um futuro brilhante”.

Como tudo aconteceu

O episódio foi registrado na quarta-feira (11). Isaías realizava a limpeza de rotina quando percebeu que André permaneceu na sala após a aula de artes, enquanto o restante da turma seguia para o laboratório de informática, localizado em frente. Veja vídeo acima.

Ao notar a dificuldade do menino para copiar um texto do quadro, o colaborador decidiu ajudar, escrevendo o restante do conteúdo para que ele pudesse acompanhar a próxima aula.

“O que me motivou foi ver a dificuldade dele para terminar. Nunca imaginei que isso ia repercutir assim”, relatou.

Segundo a família, André está em investigação para Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda sem laudo definitivo. A mãe explicou que o filho costuma apresentar hiperfoco nas tarefas e só passa para a próxima atividade quando conclui a anterior. No momento, o interesse dele é a letra cursiva, o que pode ter contribuído para a demora.

Vídeo foi mal interpretado

A gestora Jully Mourão também esclareceu que o vídeo, de cerca de dois minutos, gerou interpretações equivocadas sobre abandono. 

“O vídeo dura quase dois minutos. As pessoas acabam julgando o professor, mas não houve abandono. A sala de informática é logo em frente. A Sarinha ficou esperando ele, e os alunos já estavam ali para entrar na sala”, esclareceu Jully.

Para a escola, a repercussão reforça a importância dos pequenos gestos no cotidiano. “Aqui ninguém é invisível. A educação também acontece nos gestos simples, silenciosos e cheios de amor”, destacou a gestora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.