Liga de Basquete Feminino

Americana surpreende Sport e conquista título da LBF

As paulistas não se intimidaram com a pressão da equipe pernambucana e venceram.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(Robson Neves/Sport Recife/Divulgação)

RECIFE - Com a vantagem de ter vencido o primeiro jogo, o Americana foi a Recife e estragou a festa da torcida local ao conquistar o título da Liga de Basquete Feminino. Na reedição da final da última temporada da competição, o time do interior paulista conquistou o título com uma vitória sobre o Sport, por 66 a 62, no ginásio Marcelino Lopes.

O resultado fez com que a equipe do técnico Antônio Carlos Vendramini fechasse a série e garantisse o triunfo sem a necessidade do terceiro jogo, que seria realizado novamente no Recife, na próxima segunda-feira.

Quem liderou o Americana à vitória foi Clarissa dos Santos, que ficou próxima de anotar um duplo-duplo ao marcar 16 pontos e apanhar nove rebotes. Além dela, a paraguaia Paola Ferrari também jogou bem e anotou 15 pontos. Pelo lado das anfitriãs, a melhor jogadora foi Adrianinha Moisés, com 14 pontos e quatro assistências.

Após a segunda vitória que fez com que a equipe voltasse a ser campeã da principal competição nacional após o vice-campeonato de 2012/13, a força do grupo foi ressaltada pelo elenco. “Estou muito feliz e emocionada com o título, já que lutamos demais e o nosso grupo é como uma família”, disse Clarissa. “Não podemos deixar de falar da estrutura que a equipe proporciona que conta com tudo o que é necessário para que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira. Além disso, não posso deixar de agradecer as jogadoras e, especialmente, a minha família”, completou Vendramini.

O jogo

Mesmo fora de casa, o Americana conseguiu levar a melhor e venceu o primeiro equilibrado quarto por 16 a 15. Na sequência, o time paulista disparou, porém não conseguiu manter a grande vantagem, viu as adversárias encostarem no placar e foram ao vestiário vencendo por 30 a 28.

Na volta, o Sport voltou com uma postura diferente, passou a acertar mais no ataque e conseguiu o empate no terceiro quarto. No entanto, no período decisivo, as visitantes conseguiram emplacar boas jogadas no final do jogo e sacramentaram a vitória.

No primeiro jogo da série melhor de três, o Americana fez o dever de casa e derrotou as adversárias, por 62 a 55, em seus domínios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.