SÃO LUÍS - O Maranhão Basquete volta à quadra nesta quarta-feira (14) para mais um desafio na Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2014/15. Desta vez, o time maranhense vai em busca da terceira vitória na competição nacional. A partir das 20h (de Brasília), a bola sobe para o duelo entre Brasília/Basquetevizi e Maranhão Basquete no Ginásio Clube Vizinhança, em Brasília.
Bem na competição, o MB ocupa a quinta colocação no geral com 5 pontos ganhos em três jogos disputados. A equipe maranhense está em um bom momento e nem mesmo a derrota na última partida para o ADCF Unimed/Americana desanimou as comandadas da técnica cubana Lisdeivi Pompa. Isso porque, contra as atuais campeãs, o MB fez um jogo de igual para igual mesmo atuando fora de casa.
No entanto, já faz quase um mês que o Maranhão Basquete não joga oficialmente pela LBF devido ao recesso do fim de ano. Lisdeivi sabe que a sua equipe precisará superar a falta de ritmo de jogo para conseguir vencer o Brasília/Basquetevizi e subir na tabela de classificação.
“Pode interferir, mas não é uma justificativa. A equipe está crescendo a cada dia. Eu estou gostando muito dos treinos. O jogo de Brasília vai ser um parâmetro para ver como é que a equipe está assimilando as cargas de treinamento e tentando nos entrosar cada vez mais”, comentou a técnica do MB.
Elogiada nas últimas partidas pelas boas atuações, a armadora Fernanda tem o mesmo pensamento que Lisdeivi quando o assunto é ritmo de jogo. No entanto, é preciso dar o melhor dentro de quadra para que a tão esperada vitória possa acontecer.
“Nós sabemos que vai ser uma partida difícil porque elas vão estar em casa e ter a torcida a favor. Mas, para nós, é uma motivação. Vamos dar o nosso melhor pra conquistar a vitória. Acredito que, pelo ritmo que nós estávamos, principalmente no jogo contra Americana, quando o time jogou mais leve e conseguiu fazer o que a Lisdeivi pede, talvez tenhamos uma caída no começo por estamos fora de ritmo de jogo, mas acho que nosso objetivo é ir ganhando ritmo dentro da partida. Por mais difícil que ela seja, vamos tentar impor o nosso trabalho, a filosofia que está sendo passada pra gente e, automaticamente, conseguir a vitória”, comentou a armadora.
Crescimento
O crescimento do Maranhão Basquete na LBF está deixando a técnica Lisdeivi Pompa feliz. A comandante do time maranhense está gostando do rendimento de suas atletas nos treinos. Segundo a cubana, as jogadoras estão assimilando bem as orientações do dia a dia.
“As meninas compreenderam o que estamos querendo delas. É aquela unidade. Uma luta pela outra e elas já estão entendendo a minha parte técnico-tática. Temos que melhorar a defesa. A gente ganhou dois jogos, mas tomamos muitas cestas e isso não pode acontecer porque lá pra frente isso pode determinar a vantagem de jogar em casa nos playoffs. Estou gostando muito deste envolvimento delas dentro de quadra”, revelou a Lisdeivi.
E outro motivo para a felicidade da técnica é a chegada da armadora cubana Oyanasis Gelis, que será novidade no time maranhense já nesta quarta-feira contra o Brasília/Basquetevizi. A chegada da atleta ajudará no revezamento do time durante os jogos.
“A Gelis vai ser de muita ajuda. É uma jogadora rápida, ao contrário da Fernanda que é uma jogadora mais cadenciada. Então teremos duas jogadoras com características diferentes. Vamos ter este revezamento nas trocas das laterais. Vai ser muito bom para a equipe”, concluiu.
LBF
O Maranhão Basquete ocupa a quinta posição com 5 pontos e com dois jogos a menos que o Uninassau/América líder do torneio. No entanto, caso consiga seu terceiro triunfo na competição nesta quarta-feira contra o Brasília/Basquetevizi, o time maranhense assumirá a terceira colocação na tabela ao lado do Sport Recife que soma 7 pontos e tem duas partidas a mais que o MB.
Se por um lado o MB vem em uma crescente, do outro lado o Brasília/Basquetevizi ainda não conseguiu manter uma regularidade nesta edição da LBF. O time brasiliense conseguiu apenas uma vitória em três jogos disputados. A campanha ruim reflete na classificação na tabela. O Brasília/Basquetevizi ocupa a lanterna da competição.
Após o duelo desta quarta-feira fora de casa, o Maranhão Basquete se reencontrará com sua torcida em São Luís. No sábado (17), o MB recebe a equipe do Presidente Venceslau às 18h (de Brasília). Na segunda-feira (19), o time maranhense enfrentará o São José/Colinas Shopping às 20h (de Brasília). As duas partidas ocorrerão no Ginásio Castelinho, em São Luís.
JOGOS DO MARANHÃO BASQUETE NO 1º TURNO
13/12/14 – Maranhão Basquete 66 x 58 Basquete Jaraguá
15/12/14 – APAB/Barretos 65 x 74 Maranhão Basquete
17/12/14 – ADCF Unimed/Americana 84 x 71 Maranhão Basquete
14/1/15 – Brasília/Basquetevizi x Maranhão Basquete
17/1/15 – Maranhão Basquete x Presidente Venceslau
19/1/15 – Maranhão Basquete x São José/Colinas Shopping
22/1/15 – Sport Recife x Maranhão Basquete
24/1/15 – Uninassau/América x Maranhão Basquete
26/1/15 – Maranhão Basquete x Basketball Santo André/Apaba
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.