SALVADOR - A Seleção não decepcionou os 45.000 torcedores que foram ao estádio Fonte Nova, nesta terça-feira, e derrotou o Peru por 3 a 0, em jogo válido pela quarta rodada das Eliminatórias à Copa do Mundo de 2018. Diante de mais uma fraca atuação de Neymar, o meia Douglas Costa assumiu o protagonismo no time canarinho e participou de todos os gols marcados pelo Brasil. A vitória traz tranquilidade ao técnico Dunga no comando da equipe nacional e leva a Seleção para o terceiro lugar na tabela de classificação. O time tem sete pontos e está a cinco de distância do líder Equador, invicto até o momento.
Após fracassar no empate por 1 a 1 com a Argentina, em Buenos Aires, com um esquema tático mais rígido, Dunga colocou em campo uma formação que priorizava a velocidade e liberdade dos atletas. Assim como no Corinthians, o volante Elias mostrou entrosamento com o meia Renato Augusto e foi visto apoiando o ataque em certas ocasiões. O apoio pelas laterais também ficou mais evidente, com Willian infernizando os peruanos. Alisson, escalado mais uma vez como goleiro titular, teve atuação segura e defendeu chutes perigosos quando foi exigido.
Mas quem roubou a cena no jogo foi Douglas Costa. O meia do Bayern de Munique brilhou diante da fraca atuação de Neymar e anotou o primeiro gol do Brasil aos 21 minutos do primeiro tempo,, após bela jogada de Willian pela direita. O camisa 7 voltou a decidir em favor da Seleção ao gingar para cima de quatro defensores do Peru, aos 12 do segundo tempo, e deixar Renato Augusto livre para estufar as redes. Já aos 31, Filipe Luís aproveitou rebote do goleiro em chute de Douglas Costa para anotar o terceiro.
Com a situação mais tranquila na tabela, a Seleção só voltará a campo pelas Eliminatórias no dia 24 de março de 2016. O confronto, contra o Uruguai, será disputado no Brasil, mas ainda não tem local definido. Já o Peru, que ocupa a penúltima colocação, com três pontos, tentará se reabilitar diante da Venezuela, dentro de casa.
Apesar da entrada de Gil no lugar deixado por David Luiz, a zaga brasileira voltou a bater cabeça no início do jogo com o Peru. Aos três minutos, Guerrero aproveitou falha dos defensores e saiu na cara de Alisson. O chute, no entanto, foi defendido pelo goleiro. Três minutos depois, Lobatón cobrou falta de longe e Alisson se lançou para espalmar. O Brasil só esboçou uma primeira investida aos 14, em finalização de Elias do meio-campo que passou por cima do gol de Penny.
Foi por meio da habilidade individual de Willian que a Seleção alcançou o primeiro gol. O jogador do Chelsea vinha encontrando liberdade pelo lado direito do campo e, aos 21 minutos, cruzou para Douglas Costa concluir dentro da pequena área. O gol permitiu que o Brasil tocasse a bola com mais tranquilidade, mas não despertou o bom futebol de Neymar nos minutos seguintes da etapa inicial. O astro do Barcelona sofria com a marcação peruana e demonstrava irritação com as faltas sofridas. Aos 25, o jogador recebeu o cartão amarelo por entrada dura no volante Tapia. Em outra ocasião, Neymar reclamou acintosamente ao cometer uma infração no campo de ataque.
Continua após a publicidade..
Na falta de um protagonismo maior por parte do camisa 10, Douglas Costa assumiu a responsabilidade e quase marcou o segundo da Seleção. Aos 35 minutos, o meia do Bayern de Munique cobrou falta da lateral direita e surpreendeu Penny ao acertar a trave. Antes do fim do primeiro tempo, Neymar teve um lampejo do craque que é no Barcelona e acertou uma bela bicicleta por cima do gol peruano. Mas o lance foi invalidado após o atacante ser flagrado em impedimento.
Um lapso brasileiro no começo do segundo tempo possibilitou que o Peru voltasse a ameaçar Alisson. Aos 9 minutos, Miranda tocou errado no campo ofensivo e deu início a um rápido contra-ataque dos rivais. A bola sobrou dentro da área para Guerrero, que acertou uma bicicleta defendida pelo goleiro canarinho. A resposta veio no lance seguinte, em chute de fora da área de Willian defendido tranquilamente por Penny.
O Brasil, muito superior tecnicamente ao adversário, voltaria a assumir o controle pleno da partida com o segundo gol. Aos 12 minutos, o inspirado Douglas Costa passou como quis por um bloco defensivo dos peruanos e deixou Renato Augusto em condições de tocar na saída de Penny. O meia do Corinthians não conteve a emoção e chorou na beira do gramado ao comemorar o gol com os companheiros.
Quando parecia que Neymar finalmente desencantaria, o bandeira voltou a frustar o atacante ao invalidar uma boa chegada do Brasil ao ataque. Aos 21, o atacante recebeu dentro da área e concluiu sem chances para Penny. Mas, novamente, foi flagrado pelo auxiliar em posição de impedimento. O gol anulado não fez falta à Seleção, uma vez que Douglas Costa surgiu na ponta direita e chutou forte contra Penny, aos 31. O goleiro peruano não conseguiu segurar a bola e permitiu que Filipe Luís aproveitasse o rebote para marcar o terceiro gol canarinho na partida.
Aos 42, com o placar já definido, Dunga tirou Douglas Costa para a entrada de Lucas Lima. O meia foi aplaudido de pé pela torcida baiana por conta de sua atuação. Nos acréscimos, um chute de Guerrero finalmente passou pelo goleiro Alisson, mas o zagueiro Gil estava postado dentro do gol para afastar o perigo com um chutão.
Saiba Mais
- Brasil empata com o Uruguai e cai para a quinta posição das Eliminatórias Sul-Americanas
- VÍDEO: Vini Jr. analisa luta contra o racismo no Dia da Consciência Negra
- Brasil terá Vini Jr no lugar de Rodrygo em partida contra Venezuela
- Torcedores entram em confronto antes de clássico entre Brasil e Argentina
- VÍDEO: Endrick: “Messi é um grande jogador, mas sou fã do Cristiano Ronaldo”
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.