RIO DE JANEIRO - Os brasileiros Pedro Solberg e Evandro Gonçalves estão nas oitavas de final da disputa do vôlei de praia masculino. Nesta quarta-feira, a dupla do Brasil enfrentou Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins, da Letônia, em jogo decisivo pela última rodada da fase preliminar, e conseguiram a classificação na segunda colocação do Grupo D, vencendo o jogo por 2 sets a 1 ( parciais de 21/16, 20/22 e 15/7).
A disputa do primeiro set foi muito equilibrada entre as duplas. Com troca de pontos constante, os brasileiros e os letões tiveram chances de vitória até a reta final da disputa, que chegou a ficar em 16 a 16. No entanto, Pedro Solberg e Evandro Gonçalves fizeram dois aces, mantiveram equilíbrio ofensivo e defensivo e conseguiram fechar o set em 21 a 16.
Embalados pela vantagem inicial, os brasileiros começaram o segundo set mais acesos e tiveram boa vantagem no início, chegando a abrir 10 a 6. Na segunda parte da disputa, porém, Aleksandrs Samoilovs e Janis Smedins conseguiram a recuperação. Com uma virada na parte final, chegando a prorrogar o término do set, os letões fecharam com parcial de 22 a 20.
Continua após a publicidade..
Precisando da vitória a qualquer custo para ainda brigar por uma vaga nas oitavas, os brasileiros voltaram com tudo para o tie-break e não deram chances para os letões. Alternando jogadas de ataque e bloqueios, Pedro Solberg e Evandro Gonçalves deslancharam e fecharam a partida com tranquilidade em 15 a 7 no set decisivo.
Com o resultado, a dupla brasileira saltou na tabela de classificação e se garantiu nas oitavas de final de forma direta, na segunda colocação do Grupo D. A vaga foi confirmada somente no saldo de pontos nos confrontos diretos da fase preliminar, um dos critérios de desempate. Já os letões ficaram na última colocação e estão eliminados das Olimpíadas.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte