RIO - Faltando quase dois meses para o início da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira segue sendo alvo de discussões. Com opções de sobra para Tite encaixar no ataque, uma das principais dúvidas acerca da lista final de convocados é no ataque, com diferentes opções para atuar como centroavante.
Nesta segunda-feira (12), o treinador da Seleção falou sobre os candidatos ao posto de "9" no Mundial.
Para Tite, o equilíbrio é fundamento nas características dos jogadores, conceito diferente das posições ocupadas por si só.
"Deixa eu, primeiro, colocar em termos de ideia. Eu acredito que o equilíbrio de setores é fundamental. A gente falando de lateral, externo e meia para trabalhar do lado. Equilibrar as características. E esse setores equilibrarem a equipe. Esse é um grande desafio. Independentemente do lateral que passa, do ponta. E aí são as gerações que se mostram e a gente compõe esse quebra-cabeça que é uma equipe de futebol", disse o técnico ao Bem, Amigos.
Na sequência, o treinador abordou a disputa pela posição de centroavante, que possui muitos candidatos.
"Nós temos 9? Qual é que é o 9? O Richarlison é 9. O Gabriel Jesus é 9. O Cunha é 9. O Pedro é 9. As características que modificam", afirmou Tite sobre as diferentes funções exercidas. Para o técnico, Pedro, do Flamengo, é um centroavante que executa a função de pivô, que finaliza as jogadas, enquanto, por exemplo, Gabriel Jesus pode participar mais dos momentos antecedentes à conclusão.
Além dos atletas presentes nas últimas convocações, Tite não deixou de fora o Gabigol, centroavante do Flamengo.
"Eu não posso descartar o Gabriel Barbosa. Eu não tenho condição. Com atletas deste nível, ali na frente, eles concorrem. Não adianta dizer que não", concluiu.
Continua após a publicidade..
Centroavante ou meia?
Um jogador que rendeu análise do treinador foi Roberto Firmino. O atacante do Liverpool foi uma das surpresas na última convocação e as maneiras de utilizá-lo foram destacadas por Tite.
"O Firmino é um 10 que vira 9. Agora está utilizado, e há uma dúvida da utilização dele, com dois atacantes vindo buscar. Como um meia num 4-2-3-1 no Liverpool. Ele pode ser utilizado como meia também", afirmou o técnico, que inclusive recordou já ter o utilizado em uma função semelhante.
Última convocação de Tite
Na mais recente lista divulgada por Tite, o ataque foi tema de bastante discussão. A convocação foi realizada na última sexta-feira e contou com os seguintes nomes no ataque:
Firmino - Liverpool
Matheus Cunha - Atlético de Madrid
Antony - Manchester United
Pedro - Flamengo
Neymar - PSG
Rodrygo - Real Madrid
Vinicius Júnior - Real Madrid
Raphinha - Barcelona
Richarlison - Tottenham
Dentre os convocados no setor, Pedro, Firmino e Matheus Cunha chamaram a atenção, principalmente os últimos dois, devido à surpresa em suas convocações.
A Seleção Brasileira disputará dois amistosos em setembro. No dia 23, enfrenta a Gana às 15h30 (de Brasília), no Stade Océane, em Le Havre, na França. No dia 27, o time realiza seu último jogo antes da Copa, diante da Tunísia, no Parc des Princes, em Paris, também às 15h30.
Saiba Mais
- CBF e Nike anunciam renovação de contrato até 2038
- Dorival vê Seleção mais consistente após empate com o Uruguai em Salvador
- Invicta em Salvador, Seleção Brasileira enfrenta o Uruguai nesta terça-feira (19)
- VÍDEO: Seleção Brasileira encerra preparação para enfrentar o Uruguai
- VÍDEO: Dorival Junior crê em evolução do Brasil e projeta dificuldades contra o Uruguai
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte