Vistoria

Castelão passa por vistoria no gramado para receber jogo do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

Estádio deve receber duelo entre Brasil e Uruguai, marcado para 19 de novembro, pela 12º rodada da competição.

Eduardo Lindoso / Imirante Esportes

Atualizada em 08/07/2024 às 12h05
Emerson Lopes, funcionário da Conmebol, inspeciona gramado ( Foto - Eduardo Lindoso / Imirante Esporte)

SÃO LUÍS - Depois de uma primeira inspeção feita em maio, o estádio Castelão está passando por uma segunda avaliação para receber um jogo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, diante do Uruguai, marcado para 19 de novembro, pela 12º rodada da competição. Na primeira visita, funcionários da CBF avaliaram condições estruturais do estádio, como acesso dos torcedores, vestiários, cabines de rádio, TV, situação dos placares eletrônicos e do gramado. Nesta segunda-feira (8), foi a vez de um funcionário especializado da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) inspecionar apenas o gramado do Gigante do Outeiro da Cruz. Ainda na noite desta segunda, uma outra equipe da Conmebol vai analisar a iluminação e na terça-feira (9) será a vez de uma segunda visita nas instalações do estádio. 

VEJA MAIS 

Inspetores da CBF visitam estádio Castelão, que deve receber jogo entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias

Na manhã desta segunda, Emerson Lopes, funcionário especializado da empresa que cuida dos gramados em jogos da CBF e da Conmebol, fez uma longa inspeção no gramado do Castelão como parte do protocolo para liberar o estádio para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. Emerson fez medições na grama, mediu a incidência de sol que o gramado recebe e outras análises mais técnicas. Porém, ele preferiu não falar com a imprensa. 

Secretário Naldir Lopes acompanha visita da Conmebol ( Foto - Eduardo Lindoso / Imirante Esporte)

Presente na vistoria, o secretário estadual de esportes, Naldir Lopes, se mostrou empolgado com a chance de ver o Castelão receber esse jogo do Brasil. “Hoje vai ser o dia todo só de inspeção do gramado, saber como ele está. Apesar de que quarta, sábado e domingo teve partida aqui. Ontem [domingo] teve uma chuva intensa e o gramado se comportou muito bem. Estou muito confiante. Estamos fazendo o serviço necessário para poder ter aqui essa possível partida das Eliminatória da Copa do Mundo, Brasil e Uruguai possivelmente. O Governo do Estado tem investido forte. Vai ser feito a troca dos telões, sistema SPDA, sistema de vídeo monitoramento, sistema de catracas, sistemas de som e outras melhorias na sala de imprensa, vestiário. Tudo isso já está sendo feito”, explicou Naldir. 

Continua após a publicidade..

Histórico da Seleção Brasileira em São Luís 

Um jogo da Seleção Brasileira em uma partida das Eliminatórias não ocorre desde 2001 em São Luís, quando o Brasil ganhou da Venezuela por 3 a 0 em busca de uma vaga na Copa do Mundo do Japão/Coréia do Sul. 

Além dessa partida oficial, a Seleção Brasileira jogou mais três vezes em São Luís. Em 1982, o Brasil jogou com Portugal, justamente na inauguração do Castelão e venceu por 3 a 0. Já em 1986, em preparação para a Copa do Mundo do México, o Brasil jogou amistoso na capital maranhense diante do Peru e ganhou por 4 a 0. Em outro amistoso, em 1998, o selecionado brasileiro fez amistoso com a Iugoslávia, no Castelão, que terminou empatado em 1 a 1. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.