RIO - Chegou a hora da grande festa do esporte olímpico brasileiro. Nesta quarta-feira (11), o Vivo Rio, na zona sul da capital carioca, recebe os principais atletas, treinadores e dirigentes do país para o Prêmio Brasil Olímpico (PBO), edição 2024. O evento, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), celebra o ótimo ano do esporte brasileiro, que conquistou 20 medalhas nos Jogos Paris 2024, ganhou diversas medalhas em Mundiais, no adulto e na base, e quebrou tabus históricos no esporte de inverno, ganhando inclusive sua primeira medalha olímpica na neve. O evento terá transmissão ao vivo no Canal do Time Brasil no Youtube a partir das 19h e também do Sportv.
Durante a cerimônia serão conhecidos os vencedores de categorias como o Melhor do Ano – Troféu Rei Pelé que homenageia os atletas que mais se destacaram no masculino e no feminino. Entre as mulheres as finalistas são Rebeca Andrade (ginástica artística), Beatriz Souza (judô) e Ana Sátila (canoagem slalom). Entre os homens, Caio Bonfim (atletismo), Edival Pontes (taekwondo) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade). Na última edição, em 2023, foram eleitos Rebeca Andrade (ginástica artística) e Marcus D’Almeida (tiro com arco).
Ainda é possível votar, até pouco antes do horário do evento desta quarta-feira (11), para ajudar a escolher os vencedores de três categorias que têm voto popular. Uma delas é exatamente sobre popularidade online: o Atleta da Torcida. Concorrem a esse prêmio: Ana Sátila (Canoagem Slalom), Beatriz Souza (Judô), Tatiana Weston-Webb (Surfe), Alison dos Santos “Piu” (Atletismo), Caio Bonfim (Atletismo) e Darlan Souza (Voleibol).
A votação está aberta no link https://www.cob.org.br/eventos/premio-brasil-olimpico
Também é possível escolher o ‘Atleta Revelação’ entre Gustavo ‘Bala Loka’ Oliveira, 22 anos, do BMX park freestyle; Maria Fernanda Costa, 22, da natação; e Raicca Ventura, 17, do skate park.
Além disso, concorrem ao Prêmio Inspire Riachuelo: Ana Sátila (canoagem slalom), Beatriz Souza (judô), Duda e Ana Patricia (vôlei de praia), Jade Barbosa (ginástica artística), Raquel Kochhann (rugby 7) e Tatiana Weston-Webb (surfe).
Continua após a publicidade..
Durante a Cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, que será apresentada por Larissa Manoela, Madrinha do Time Brasil, e Paulo Vieira, apresentador da TV Globo, também serão entregues os troféus aos vencedores de melhor do ano em cada uma das modalidades olímpicas.
Os escolhidos para esse prêmio já foram divulgados pelo COB, em três etapas. Primeiro, das modalidades coletivas. Depois, das individuais em uma primeira e uma segunda etapas.
José Roberto Guimarães será um dos homenageados da noite. O treinador tricampeão olímpico e atleta olímpico de voleibol receberá o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que celebra sua vitoriosa carreira e sua imensa contribuição ao esporte brasileiro. Ele falou sobre o prêmio.
Ao longo da noite, o COB também vai premiar os melhores treinadores do ano em esportes coletivos, individual masculino e individual feminino, a melhor equipe do ano, OVVI Influenciador do Ano (votação através de curtidas nos posts com cards dos concorrentes no Instagram @ovvi.br e @timebrasil) e os atletas destaques dos Jogos da Juventude, realizados no mês passado em João Pessoa. Haverá ainda novas premiações e um show de encerramento especial com Maria Rita.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte