Série D

Maranhão é dominado pelo Altos e estreia com derrota na Série D

Mesmo jogando em casa, o MAC cometeu muitos erros e não conseguiu bater o Jacaré.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
O Maranhão Atlético decepcionou em sua estreia na Série D, diante do Altos. (Biaman Prado / O Estado)

SÃO LUÍS - De volta ao Campeonato Brasileiro Série D depois de três anos, graças ao terceiro lugar no Campeonato Maranhense, o Maranhão Atlético vivia a expectativa de uma boa estreia na competição nacional, principalmente por atuar ao lado de sua torcida, na tarde deste domingo (12), no Estádio Castelão. Porém, faltou combinar com o Altos: finalista do Campeonato Piauiense, o Jacaré não se intimidou, jogou como se estivesse em casa e derrotou o Maranhão por 3 a 0.

Leia mais

Atletas do MAC lamentam estreia na Série D: "foi vergonhoso"

Estreante em competições nacionais, o Altos precisou de 18 minutos para surpreender o Maranhão Atlético no Castelão: após boa jogada de Esquerdinha e falha de Leomar, o atacante Gênesis invadiu a área e abriu o placar para os piauienses. Apesar da pressão nos primeiros minutos do segundo tempo, o Maranhão não correspondeu às expectativas e ainda sofreria mais dois gols: Manoel, aos 14 minutos, e Bruno Aquino, aos 26, confirmaram a vitória do Altos em São Luís.

Com a vitória fora de casa, o Altos já é o líder isolado do Grupo 5 da Série D, com três pontos. Juazeirense e Icasa, que empataram na primeira rodada, dividem a vice-liderança, com um ponto, enquanto o Maranhão Atlético, sem pontos, está na última colocação.

Depois de atuar ao lado de sua torcida, o Maranhão Atlético fará, no próximo domingo (19), o seu primeiro duelo como visitante na Série D, diante do Icasa. A partida começa às 16h e será disputada no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte. Também no domingo, mas às 17h, o Altos recebe o Juazeirense no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina.

O jogo

Mesmo jogando em casa, o Maranhão Atlético não conseguiu se impor nos primeiros minutos de partida e foi pressionado pelo Altos, que explorava os avanços pelas laterais. Aos oito minutos, Esquerdinha teve a primeira oportunidade pela equipe piauiense, mas o estreante Paulo Rafael salvou o Maranhão. Entretanto, aos 18 minutos, não teve jeito: após passe de Esquerdinha, Leomar não conseguiu fazer o corte e a bola sobrou nos pés de Gênesis, que invadiu a área, conseguiu uma boa finalização e marcou o primeiro gol do Altos.

O gol do Altos aumentou a pressão sobre o Maranhão Atlético, que não conseguia criar boas jogadas no ataque e seguia com dificuldades para conter as jogadas do Jacaré piauiense. Aos 23 minutos, Américo foi lançado em profundidade e anotou o segundo gol, mas a arbitragem marcou impedimento do atleta do Altos. O MAC só chegou com perigo aos 31 minutos: após levantamento de Ratinho, Johildo conseguiu uma boa cabeçada, mas para fora.

Na reta final do primeiro tempo, o Maranhão iniciou a reação na partida e começou a pressionar o Altos. Aos 40 minutos, Otávio fez boa jogada individual e chutou da entrada da área, mas para fora. Três minutos depois, aos 43, Gileard passou pela marcação piauiense e chutou forte, mas Dida garantiu a vantagem do Altos no primeiro tempo.

MAC ensaia pressão, mas Altos amplia vantagem

Ao contrário do que aconteceu no primeiro tempo, o Maranhão Atlético pressionou o Altos no início da etapa final. Logo aos oito minutos, Elton arriscou de fora da área e quase empatou o jogo no Castelão. Aos 13, Leomar recebeu lançamento de Ratinho e testou firme, para grande defesa de Dida.

Tímido no início do segundo tempo, o Altos demorou para se reorganizar, mas precisou de pouco tempo para encerrar a pressão do Maranhão Atlético: aos 14 minutos, Manoel avançou livre pela esquerda e ampliou a vantagem dos piauienses. Diante de um MAC abatido pelo segundo gol, o Altos manteve a pressão e anotou o terceiro com Bruno Aquino, aos 26 minutos, após passe de Esquerdinha.

Com a vitória definida, o Altos passou a reta final de jogo no campo de defesa, enquanto o Maranhão Atlético, mais na base do desespero do que da técnica. Aos 41 minutos, Ratinho conseguiu uma boa finalização de fora da área, mas Dida fez a defesa e evitou o gol de honra do Quadricolor, que não estreou bem na Quarta Divisão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.