Basquete

Pivô maranhense Ruan Miranda é eleito o Destaque Jovem do NBB 2022/23

Ruan foi o principal jogador do Cerrado-DF na competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

O pivô maranhense Ruan Miranda recebe prêmio de Destaque Jovem do NBB. (João Pires / LNB)

SÃO PAULO - O pivô maranhense Ruan Miranda, do Cerrado Basquete (DF), foi eleito o Destaque Jovem da temporada 2022/23 do Novo Basquete Brasil (NBB), principal competição masculina da modalidade no país. Ruan recebeu o prêmio na noite de terça-feira (13), durante a festa dos Melhores do Ano do NBB, que ocorreu no Club Athletico Paulistano, em São Paulo.

Ruan Miranda, de 21 anos, foi o principal jogador do Cerrado Basquete no NBB 2022/23. O pivô maranhense disputou 31 jogos na última edição da competição nacional, com médias de 15.4 pontos, 8.0 rebotes, 1.0 assistência, 0.8 toco e 0.5 roubada de bola em 28.8 minutos por partida.

"Isso é fruto que eu trabalhei e conquistei desde o Flamengo, desde o meu começo. É fruto do meu trabalho no Cerrado, do meu treinamento, de tudo o que eu pratiquei. Não vou mentir, senti vontade de chorar, me emocionei muito quando subi ao palco. É uma sensação inexplicável", comemorou Ruan.

Continua após a publicidade..

Sobrinho da multicampeã Iziane Castro, que atuou na WNBA (liga profissional dos Estados Unidos), foi campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2016 pelo Sampaio Basquete e defendeu a Seleção Brasileira em duas Olimpíadas e três Mundiais, Ruan Miranda defendeu o time masculino do Sampaio Basquete e as seleções de base do Maranhão até chegar ao Flamengo, onde conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Em meio a essas conquistas, entretanto, Ruan teve pouco espaço na equipe profissional do Rubro-Negro e foi mais acionado em competições como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB).

Sem maiores oportunidades no Flamengo, Ruan Miranda acertou transferência para o Cerrado Basquete na temporada 2021/2022. Nos últimos dois anos, o pivô foi o destaque da equipe profissional do Cerrado e também teve um ótimo desempenho nas competições de base, sendo eleito o MVP (jogador mais valioso) da LDB 2022.

Durante a excelente passagem pelo Cerrado, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira. No início de junho, o jovem pivô ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo de Basquete 3x3. Já em 2022, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.