SÃO PAULO - O pivô maranhense Ruan Miranda conquistou, no último domingo (3), o título da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2023, principal campeonato de base da modalidade no país, jogando pelo Paulistano. Na decisão da competição nacional, realizada no Ginásio Antônio Prado Jr, em São Paulo, o Paulistano venceu o SESI Franca por 70 a 69, com uma atuação decisiva de Ruan, que registrou um duplo-duplo de 12 pontos e 10 rebotes.
Ruan Miranda foi um dos principais nomes do Paulistano na conquista da LDB 2023. Em 12 jogos pelo Tigre na competição nacional, o pivô maranhense registrou médias de 11.3 pontos e 7.7 rebotes em 23.5 minutos, com 50,9% de aproveitamento nos arremessos.
Após faturar o título inédito na LDB, onde também já foi eleito MVP (jogador mais valioso) em 2022, Ruan Miranda seguirá no Paulistano para a disputa do Novo Basquete Brasil (NBB) 2023/24, após duas temporadas de destaque no Cerrado Basquete. Na última edição do NBB, Ruan disputou 31 jogos pelo Cerrado e registrou médias de 15.4 pontos, 8.0 rebotes, 1.0 assistência, 0.8 toco e 0.5 roubada de bola em 28.8 minutos por partida. Com esse desempenho, o maranhense levou o prêmio de Destaque Jovem da temporada 2022/23.
Continua após a publicidade..
Sobrinho da multicampeã Iziane Castro, que atuou na WNBA (liga profissional dos Estados Unidos), foi campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2016 pelo Sampaio Basquete e defendeu a Seleção Brasileira em duas Olimpíadas e três Mundiais, Ruan Miranda, de 21 anos, defendeu o time masculino do Sampaio Basquete e as seleções de base do Maranhão até chegar ao Flamengo, onde conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Em meio a essas conquistas, entretanto, Ruan teve pouco espaço na equipe profissional do Rubro-Negro e foi mais acionado em competições como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB).
Sem maiores oportunidades no Flamengo, Ruan Miranda acertou transferência para o Cerrado Basquete na temporada 2021/2022. Nos últimos dois anos, o pivô foi o destaque da equipe profissional do Cerrado e também teve um ótimo desempenho nas competições de base.
Durante a excelente passagem pelo Cerrado, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira. No início de junho, o jovem pivô ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo de Basquete 3x3. Já em 2022, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá.
Saiba Mais
- Minas e Flamengo jogam de olho nas quartas da Champions
- Brasil derrota Uruguai e garante presença na Americup 2025
- Ruan Miranda ajuda Flamengo a vencer clássico contra Franca no NBB
- Pivô maranhense Ruan Miranda é convocado para defender o Brasil nas Eliminatórias da AmeriCup
- Seleção Masculina de Basquete é convocada para eliminatórias da AmeriCup
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte