Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete reage no segundo tempo e vence o Sodiê Mesquita pela LBF 2024

O Tricolor conquistou a sua 12ª vitória em 13 partidas e continua na liderança isolada da competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 21/04/2024 às 14h54
O Sampaio Basquete derrotou o Sodiê Mesquita fora de casa pela LBF 2024. (Ayrton Matheus / Sodiê Mesquita)

MESQUITA - Encerrando uma série de seis partidas consecutivas como visitante na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2024, o Sampaio Basquete enfrentou o Sodiê Mesquita na manhã deste domingo (21), na Arena Sodiê, com foco em defender a sua liderança na competição nacional. Diante de um adversário embalado por duas vitórias seguidas, a Bolívia Querida não conseguiu impor seu estilo de jogo nos dois primeiros quartos, mas reagiu na volta do intervalo, mostrou a sua força nos dois lados da quadra e conquistou a vitória por 63 a 46.

Acostumado a abrir largas vantagens em poucos minutos nos compromissos pela LBF, o Sampaio Basquete foi surpreendido pelo forte ritmo e pela aplicação defensiva do Sodiê Mesquita, que permitiu apenas nove pontos ao time maranhense no primeiro quarto e garantiu a vitória parcial por 28 a 26 após o segundo quarto. Pressionado, o Sampaio melhorou de produção no segundo tempo: liderado por Alana e Cacá, o Tricolor virou o jogo, chegou a 16 pontos de vantagem e conseguiu administrar a liderança no placar sem maiores dificuldades.

A principal atleta do Sampaio Basquete na vitória sobre o Sodiê Mesquita foi a armadora Alana Gonçalo, que saiu do banco de reservas e levou o prêmio de MVP (jogadora mais valiosa) após anotar 11 pontos, pegar cinco rebotes, distribuir três assistências e conseguir três roubadas de bola. No quinteto titular da Bolívia Querida, a armadora Lays contribuiu com 12 pontos e foi a cestinha tricolor, enquanto a ala-armadora Cacá fez 11 pontos e a ala-pivô Sassá registrou um duplo-duplo de 10 pontos e 11 rebotes. Pelo lado do Sodiê Mesquita, a armadora colombiana Mayra Caicedo liderou o ataque de sua equipe com oito pontos.

Com esse resultado, o Sampaio Basquete permanece na liderança isolada da LBF 2024 e, de quebra, garantiu a classificação antecipada para os playoffs da competição nacional. A Bolívia Querida tem aproveitamento de 92,3%, com 12 vitórias em 13 partidas disputadas. Já o Sodiê Mesquita desperdiçou a chance de entrar no G8 da LBF e permanece em nono lugar no torneio, com três vitórias em 11 jogos e 27,3% de aproveitamento.

Depois de seis partidas como visitante, o Sampaio Basquete terá agora três duelos seguidos ao lado da torcida tricolor em São Luís. O Tubarão volta a jogar no dia 11 de maio, a partir das 17h30, diante do Ponta Grossa, no Ginásio Castelinho, em confronto com transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda. O Sodiê Mesquita, por sua vez, enfrenta o Bax Catanduva fora de casa no próximo domingo (28), às 11h, no Ginásio Anuar Pachá.

Continua após a publicidade..

O jogo

O Sampaio Basquete abriu o placar com cinco pontos consecutivos e deu a impressão de que iria se distanciar no placar, porém, não foi o que aconteceu. Aos poucos, o Sodiê Mesquita encaixou a marcação, forçou o Tricolor a cometer erros seguidos na quadra de ataque e venceu o primeiro quarto por 13 a 9.

Já no segundo quarto, o Sodiê Mesquita manteve a defesa atenta sobre o Sampaio Basquete, porém, não conseguiu abrir uma larga vantagem na Arena Sodiê. Mesmo vigiadas de perto, Lays e Sassá lideraram as ações ofensivas do Tubarão, que foi para o intervalo perdendo por 28 a 26.

No terceiro quarto, o Sampaio Basquete voltou a apresentar o basquete de alto nível que o torcedor tricolor se acostumou a ver na LBF 2024. Com uma defesa agressiva, uma transição rápida e excelente aproveitamento nos arremessos de três pontos, liderado por Alana e Cacá, o Tubarão venceu o período por 23 a 5 e deixou o placar da partida em 49 a 33.

Com larga vantagem no placar, o Sampaio Basquete passou a administrar mais o relógio em suas posses e continuou pontuando, mesmo em um ritmo menor. A defesa tricolor também foi eficiente ao controlar as tentativas do Sodiê Mesquita e confirmou a vitória por 63 a 46.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.