TERESINA - Atual campeão maranhense, o Maranhão Atlético iniciou a sua caminhada no Campeonato Brasileiro Série D na tarde deste domingo (28), diante do Fluminense-PI, no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, pela primeira rodada da fase de grupos da competição nacional. Com foco em conquistar o acesso que lhe escapou por muito pouco na última temporada, o Quadricolor deu o seu primeiro grande passo nesta edição da Quarta Divisão: mesmo jogando fora de casa e saindo atrás no placar, o MAC mostrou sua força, venceu o Fluminense-PI por 2 a 1 e somou os seus primeiros pontos no torneio.
Em busca da vitória na primeira rodada da Série D, o Maranhão Atlético impôs o seu estilo de jogo desde o começo da partida, mas o Fluminense-PI conseguiu segurar a pressão inicial do Quadricolor e abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti de Weslley Smith. Mesmo no prejuízo, o MAC não se abateu, manteve a postura agressiva e foi recompensado por isso: Vinícius Barata empatou o jogo aos 38 minutos do primeiro tempo, também de pênalti, e Ronald, aos sete minutos do segundo tempo, decretou a vitória do time maranhense no Lindolfo Monteiro.
Com a vitória em Teresina, o Maranhão Atlético soma três pontos e encerra a primeira rodada da Série D na liderança do Grupo 2, ao lado do River, com quem está empatado em número de pontos, saldo de gols e gols pró. Já o Fluminense-PI, que inicia a Quarta Divisão sem pontos, divide a sexta colocação da chave com o Águia de Marabá. Vale ressaltar que apenas as quatro melhores equipes do grupo avançam à segunda fase da Série D.
O Maranhão Atlético volta a campo pela Série D na tarde do próximo sábado (4), a partir das 16h, diante do River, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. A partida terá transmissão da rádio Mirante News e cobertura completa do Imirante Esporte. O Fluminense-PI, por sua vez, enfrentará o Águia de Marabá no dia 6 de maio, às 20h, no Estádio Zinho de Oliveira, em Marabá.
O jogo
O Maranhão Atlético teve um ótimo início de jogo diante do Fluminense-PI, mesmo jogando fora de casa. Logo aos três minutos, Ronald aproveitou um erro de Danilo Quipapá e chutou forte, para fora. Pouco depois, aos seis, André Radija cobrou falta com categoria, e João Manoel, atento, espalmou para a linha de fundo. Já aos nove, o MAC desperdiçou uma excelente oportunidade: após cruzamento preciso de Ronald, Vinícius Barata desviou para o gol, com João Manoel batido no lance, mas mandou a bola para fora.
Depois de segurar a pressão inicial do Maranhão Atlético no Lindolfo Monteiro, o Fluminense-PI começou a criar suas chances. PH, aos 14 minutos, arriscou o chute de longe e parou em grande defesa de Moisés, enquanto Weslley Smith, aos 16, foi lançado por Gabriel Vieira e tentou bater na saída de Moisés, que conseguiu salvar o MAC. De tanto insistir, o Fluminense-PI abriu o placar aos 22 minutos, com Weslley Smith, que foi derrubado por Moisés na grande área e cobrou pênalti com perfeição.
Mesmo atrás no placar, o Maranhão Atlético não se abateu e foi para cima do Fluminense-PI. Aos 27 minutos, Vinícius Barata chutou rasteiro, e João Manoel salvou o Vaqueiro. Em seguida, aos 33, Ronald recebeu passe de Felipe Cruz, bateu cruzado e a bola passou perto do gol. Com paciência, o MAC chegou ao empate aos 38 minutos, em cobrança de pênalti de Vinícius Barata, após o zagueiro Maicon ser empurrado dentro da área pela marcação do Fluminense-PI.
Continua após a publicidade..
Maranhão Atlético consegue virada e confirma vitória em Teresina
Animado com o empate na reta final do primeiro tempo, o Maranhão Atlético manteve a postura agressiva no segundo tempo e chegou ao gol da virada aos sete minutos: após cruzamento preciso de Adeilson, Ronald apareceu livre na grande área e bateu firme, sem chances para João Manoel. A virada animou ainda mais o MAC, que perdeu uma boa chance de marcar o terceiro gol aos 10 minutos, com João Manoel fazendo uma difícil defesa em finalização de Felipe Cruz. Já aos 12, foi a vez de Adeilson arriscar o chute, que bateu na defesa do Fluminense-PI e saiu pela linha de fundo.
Disposto a encaminhar a vitória, o Maranhão Atlético permaneceu no ataque, enquanto o Fluminense-PI tinha dificuldades para se impor. Ronald, aos 17, teve uma boa chance e mandou a bola por cima do gol. Já aos 29, Adeilson deu um passe na medida para Ronald, que bateu firme e obrigou João Manoel a fazer a defesa em dois tempos.
Nos instantes decisivos da partida, o Fluminense-PI fez um último esforço em busca do gol de empate, e o Maranhão Atlético trabalhou para segurar o resultado. Henrique Paraíba, aos 32, conseguiu passar pela marcação do Quadricolor, mas chutou sem força, para fora. Aos 35, após cruzamento, PH fez o desvio de cabeça, Moisés espalmou, e Luís Fernando afastou o perigo antes de Henrique Paraíba mandar a bola para o gol. O MAC ainda teve mais uma chance de marcar o terceiro gol com Alison Araçoiaba, aos 43, que chutou para defesa de João Manoel. O lance, porém, não impediu o Quadricolor de fazer a festa pela grande vitória fora de casa em sua estreia na Série D.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE-PI: João Manoel; Dadinha (Gileno), Jairo, Danilo Quipapá (Dudu) e Eric Vieira; Serginho, PH (Wellington) e Gabriel Vieira; Jefferson Carioca (Guilherme), Henrique Paraíba e Weslley Smith. Treinador: Higor César
MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin, Luís Fernando, Maicon e André Radija (Hugo Leonardo); Cavi (Bedeu), Vander e Adeilson (Alison Araçoiaba); Ronald, Vinícius Barata e Felipe Cruz (Clessione). Treinador: Zé Augusto
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte