SÃO LUÍS - Em busca de dias melhores no Campeonato Brasileiro Série C, o Sampaio Corrêa enfrentou o Athletic na noite desta quarta-feira (26), no Estádio Castelão, em partida válida pela 10ª rodada da Terceirona. Precisando da vitória em casa para subir na classificação da Série C, a Bolívia Querida teve personalidade diante do então líder da competição nacional e mostrou a sua força: dominante, eficiente e contando com uma atuação inspirada de Pimentinha, o Sampaio fez o seu melhor jogo na temporada, derrotou o Athletic por 3 a 1 e saiu da zona de rebaixamento da Terceira Divisão, para euforia da torcida tricolor.
Leia também:
Pimentinha vibra com grande atuação pelo Sampaio Corrêa: "As coisas estão melhorando"
Zé Augusto celebra vitória do Sampaio Corrêa e mira reação na Série C
A vitória do Sampaio Corrêa sobre o Athletic foi construída com um primeiro tempo impecável e uma partida brilhante do atacante Pimentinha. Relembrando os seus melhores momentos com a camisa da Bolívia Querida, o camisa 11 abriu o placar logo aos cinco minutos de jogo, fez a jogada do gol de Gabriel Silva aos 25 e marcou um golaço aos 36. Na segunda etapa, diante de uma forte chuva no Castelão, o Athletic ainda diminuiu o prejuízo com um gol de Neto Costa, mas nada que estragasse a festa do Sampaio Corrêa pelo importante resultado em sua caminhada na Série C.
Com a vitória diante da torcida no Castelão, o Sampaio Corrêa encerra a rodada fora da zona de rebaixamento e chega ao terceiro jogo de invencibilidade na Série C. A Bolívia Querida agora está na 15ª colocação da Terceirona, com nove pontos, três a mais que o Floresta, equipe de melhor campanha no Z4, e sete a menos que o oitavo colocado Londrina. Já o Athletic, que tem 21 pontos, foi ultrapassado pelo Volta Redonda na classificação e agora ocupa a vice-liderança da competição nacional.
Após destronar o então primeiro colocado Athletic, o Sampaio Corrêa terá agora pela frente o novo líder da Série C, o Volta Redonda. A partida entre o Voltaço e a Bolívia Querida será disputada na tarde deste sábado (29), às 17h, no Estádio Raulino de Oliveira, com cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante News FM. Também no sábado, mas a partir das 19h30, o Athletic recebe o São Bernardo na Arena Sicredi, em São João del-Rei.
O jogo
Assim que a partida começou no Castelão, o Athletic tentou valorizar a posse de bola e impor o seu estilo de jogo, porém, o Sampaio Corrêa precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar: após Glauco fazer grande defesa em chute forte de Pimentinha, a zaga do Athletic não conseguiu afastar o perigo e a bola sobrou para Nadson, que deu um passe na medida para Pimentinha driblar Diego Fumaça e bater forte, por baixo do goleiro Glauco.
Continua após a publicidade..
Embalado, o Sampaio Corrêa quase ampliou a vantagem aos 17 minutos, com Renan Gorne, que recebeu passe de Nadson, arriscou o chute forte e viu a bola passar perto do gol. Aos 25, entretanto, o Tricolor chegou ao segundo gol: Pimentinha puxou a jogada em velocidade e serviu Gabriel Silva, que bateu colocado, no canto direito de Glauco. O Athletic ainda tentou responder rápido para diminuir o prejuízo, mas David Braga, livre na grande área, não conseguiu desviar o cruzamento rasteiro de Denilson aos 26 minutos.
Diante de um Athletic que continuava trocando passes, porém, sem eficiência, o Sampaio Corrêa apostou em mais uma jogada rápida para chegar ao terceiro gol. Aos 36 minutos, Gabriel Silva deu um passe na medida para Pimentinha, que passou por dois marcadores e acertou um belo chute para encaminhar a vitória da Bolívia Querida. O Athletic ainda tentou assustar o Sampaio aos 42, em cobrança de falta de Paul Villero, que mandou a bola pela linha de fundo.
Athletic diminui, mas Sampaio confirma vitória em casa
Insatisfeito com o domínio e o placar elástico do Sampaio Corrêa no primeiro tempo, o técnico Roger Silva fez quatro mudanças no Athletic durante o intervalo, porém, a equipe mineira não conseguiu ser agressiva o suficiente para esboçar uma reação diante da Bolívia Querida, que fechava os espaços e explorava os contragolpes em busca do quarto gol. O Athletic só conseguiu assustar o Sampaio aos 21 minutos, com Neto Costa aproveitando cruzamento de Nathan e desviando de cabeça para defesa de Rafael Mariano.
Sem conseguir encaixar as jogadas em velocidade que funcionaram no primeiro tempo, o Sampaio Corrêa continuou segurando firme as investidas do Athletic. Aos 25 minutos, Nathan foi lançado por Douglas Pelé e cabeceou firme, porém, Rafael Mariano estava bem posicionado e fez a defesa pela Bolívia Querida.
Aos 29, o Athletic conseguiu diminuir o prejuízo com uma jogada polêmica: após Yuri atingir Rafael Luiz e a arbitragem não marcar falta, a bola chegou a Nathan, que fez o levantamento na grande área e encontrou Neto Costa livre para diminuir o prejuízo da equipe mineira com um desvio de cabeça. Após o lance, Rafael Luiz foi expulso por reclamação, porém, o Sampaio não passou maiores dificuldades com um jogador a menos e confirmou a vitória no Castelão.
FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA: Rafael Mariano; Rafael Luiz, Betão, Fábio Aguiar e Thiago Rosa; Gabriel Gazão (Guilherme Escuro), Maurício e Gabriel Silva (Ferreira); Pimentinha (Thiaguinho), Nadson (Itambé) e Renan Gorne (Fabrício). Treinador: Zé Augusto
ATHLETIC: Glauco; Ynaiã (Nathan), Danilo Cardoso, Marcelo Sousa e Yuri; Diego Fumaça, Djalma (Rafael Conceição) e David Braga (Douglas Pelé); Welinton Torrão (Carioca), Paul Villero (Neto Costa) e Denilson. Treinador: Roger Silva
Saiba Mais
- Procuradoria do STJD denuncia escalação irregular na Série C
- Volta Redonda vence o Athletic fora de casa e conquista título inédito da Série C
- Ouça o gol de Sampaio 1 x 0 Confiança-SE
- Confira como ficaram os grupos da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série C 2024
- Sampaio Corrêa vence o Confiança no Castelão, mas é rebaixado para a Série D
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte