JOÃO PESSOA - O ano e a temporada do futebol profissional de 2025 ainda estão em seus primeiros dias, mas o Moto Club precisou de apenas dois jogos para mostrar toda a sua valentia e conquistar uma classificação épica para a fase de grupos da Copa do Nordeste. Em duelo válido pela segunda fase preliminar do Nordestão e disputado na noite desta quarta-feira (8), o Papão do Norte não se intimidou com a pressão do Botafogo-PB, que contava com o apoio da torcida no Estádio Almeidão, impôs o seu estilo de jogo, venceu por 1 a 0 e está garantido na fase principal da maior competição regional do país.
Em sua segunda partida consecutiva como visitante nas etapas preliminares da Copa do Nordeste, depois de eliminar o Retrô na primeira fase após vitória nos pênaltis, o Moto Club fez um primeiro tempo equilibrado e levou perigo ao Botafogo-PB, que tentou pressionar por meio dos cruzamentos para a grande área, sem muito sucesso. No segundo tempo, o Belo aumentou a pressão, mas o Papão do Norte, além de se segurar bem, abriu o placar aos 14 minutos, com Danilinho, que tinha acabado de entrar e aproveitou passe na medida de Danilo Pires para marcar o gol rubro-negro. Depois disso, o Botafogo-PB se lançou desesperadamente ao ataque, e o Moto, com muita eficiência, manteve o controle do resultado para confirmar a vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste.
Com a grande campanha nas etapas preliminares, o Moto Club voltará a disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste pela quarta vez em sua história, após seis anos de espera. O Papão do Norte conhecerá seus próximos rivais no Nordestão na próxima terça-feira (14), quando será realizado o sorteio das chaves da competição regional no Rio de Janeiro. O Botafogo-PB, por sua vez, terá pela frente o Campeonato Paraibano, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série C na sequência da temporada de 2025.
Após se enfrentarem na Copa do Nordeste, Moto Club e Botafogo-PB voltam as suas atenções para as estreias nos respectivos Estaduais, que serão realizadas na tarde deste domingo (12), a partir das 16h. Enquanto o Moto disputa o clássico Maremoto contra o Maranhão Atlético no Estádio Castelão, pelo Campeonato Maranhense, o Botafogo-PB inicia a sua caminhada no Campeonato Paraibano diante do Nacional de Patos, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.
O jogo
Mesmo atuando fora de casa, o Moto Club não se intimidou, tomou a iniciativa e colocou o Botafogo-PB em uma situação difícil no começo de jogo no Almeidão. Aos três minutos, Lucas Lopeu invadiu a área, arriscou o chute, e obrigou Saulo a fazer uma grande defesa. Pouco depois, aos 13, Felipe Dias aproveitou cobrança de falta na grande área, desviou de cabeça, e Saulo, atento, salvou o Belo mais uma vez.
Com o passar do tempo, o Botafogo-PB conseguiu controlar a pressão do Moto Club, avançou suas linhas e começou a criar suas oportunidades no ataque. Aos 23 minutos, Paul Henry recebeu cruzamento de Erick, porém, não conseguiu o desvio para o gol. Já aos 30, foi a vez de Nicolas fazer um lançamento na medida para Falcão, que cabeceou firme, mas Allan Thiago, bem posicionado, segurou firme.
Na reta final do primeiro tempo, o Botafogo-PB insistiu nos levantamentos para a grande área, enquanto o Moto Club se segurou na defesa. Aos 37 minutos, Rafinha chutou forte após cruzamento de Erick e mandou a bola por cima do travessão. Já aos 42, Gustavo Ramos lançou Rafinha, que desviou a bola de cabeça e viu Allan Thiago salvar o Moto com uma bela defesa.
Continua após a publicidade..
Moto abre o placar, controla avanços do Botafogo-PB e se classifica
Assim como no primeiro tempo, o Moto Club esboçou uma pressão logo no começo da segunda etapa. Com um minuto, Lucas Gomes chutou de longe e parou em Saulo, com mais uma defesa difícil. Depois disso, o Botafogo-PB assustou o Papão do Norte com duas tentativas de Falcão, que acertou o travessão em tentativa de gol olímpico aos oito minutos e obrigou Allan Thiago a fazer uma bela defesa em cobrança de falta aos 12 minutos.
Quando o Botafogo-PB parecia ter encontrado o caminho em busca do primeiro gol, o Moto Club encontrou a chance que tanto esperava e abriu o placar no Almeidão. Danilinho, aos 14 minutos, recebeu passe na medida de Danilo Pires e chutou cruzado, sem chances para Saulo. Em situação delicada, o Belo voltou a avançar suas linhas em busca do empate: Rafinha parou em defesa de Allan Thiago aos 19, Vitor Leque finalizou com perigo aos 23, e Rafinha, aos 24, cabeceou firme após cobrança de escanteio e acertou o travessão.
Os instantes finais de partida no Almeidão foram de desespero para o Botafogo-PB, que foi com tudo para o ataque, mas não conseguiu passar pela forte marcação do Moto Club. Aos 48 minutos, o Belo teve sua última grande chance, com Erick arriscando o chute e parando em uma defesa firme de Allan Thiago. Lucas Lopeu, aos 49, ainda teve a chance de marcar o segundo gol do Moto após driblar o goleiro Saulo, bater para o gol e obrigar Reniê a salvar o Botafogo-PB em cima da linha, mas o lance não fez falta para o Papão do Norte, que comemorou uma vitória histórica em João Pessoa.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-PB: Saulo; Erick, Reniê, Raphael Carvalho e Nicolas (Matheus Rodrigues); Gama (Igor Maduro), Thallyson (Mosquito) e Falcão (Bruno Leite); Gustavo Ramos (Vitor Leque), Rafinha e Paul Henry. Técnico: João Burse
MOTO CLUB: Allan Thiago; Yan Couto (Vitor Carvalho), Yan Cristian, Maurício e Gustavo Rodrigues; Felipe Dias, Pedro Dias (Lucas Gomes), Matheus Silva (Danilinho) e Danilo Pires (Maurício dos Anjos); Luís Gustavo (Wesley) e Lucas Lopeu. Técnico: Zé Augusto
Saiba Mais
- Confira como foi o jogo entre Botafogo-PB e Moto Club na Mirante News FM
- Confira os oito clubes classificados para a segunda fase preliminar da Copa do Nordeste
- CBF divulga data das estreias de Maranhão Atlético e Moto Club na primeira fase preliminar da Copa do Nordeste
- Moto Club e Maranhão conhecem seus adversários na pré-Copa do Nordeste 2025
- CBF reduz datas e Copa do Nordeste será "espremida" no calendário de 2025
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte