Copa do Nordeste

Moto Club é prejudicado pela arbitragem e perde para o Fortaleza na Copa do Nordeste

Papão do Norte sofre com pênalti mal marcado na primeira etapa e não consegue reagir diante do Leão do Pici.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 23/01/2025 às 21h54
O Fortaleza derrotou o Moto Club pela fase de grupos da Copa do Nordeste. (Samuel Andrade)

FORTALEZA - Depois de uma façanha histórica nas fases preliminares da Copa do Nordeste, o Moto Club fez a sua estreia na fase de grupos do torneio regional na noite desta quinta-feira (23), diante do atual campeão Fortaleza, que contou com o apoio da torcida tricolor no Estádio Presidente Vargas. Em busca de um bom resultado, o Papão do Norte foi valente diante do Leão do Pici, mas um pênalti inexistente a favor dos donos da casa, ainda na primeira etapa, atrapalhou os planos da equipe maranhense, que perdeu por 2 a 0 e terá de buscar recuperação nas próximas rodadas do Nordestão.

Apostando em um esquema tático com três zagueiros e três atacantes, o Moto Club lutou para controlar os avanços do Fortaleza e explorar os contragolpes. O Papão do Norte se segurou até os 28 minutos do primeiro tempo, quando teve de lidar com um erro grave: após o árbitro Jardiel da Rocha Soares marcar pênalti em toque de mão de Gustavo Rodrigues, que estava distante da grande área, Lucero foi para a cobrança e abriu o placar para o Leão do Pici. Em vantagem, o Fortaleza controlou qualquer possibilidade de reação do Moto Club e ainda fechou o placar com um gol de Yago Pikachu, aos 34 minutos do segundo tempo.

Com a vitória no Presidente Vargas, o Fortaleza soma os seus três primeiros pontos e inicia a fase de grupos da Copa do Nordeste na liderança do Grupo A, levando vantagem no saldo de gols em relação a Sport e Sousa, que também venceram na primeira rodada do Nordestão. Já o Moto Club, sem pontos e com -2 de saldo, está na oitava e última colocação do Grupo A.

Fortaleza e Moto Club voltam a campo pela segunda rodada da Copa do Nordeste daqui a duas semanas. O Leão do Pici enfrenta o Sport no dia 4 de fevereiro, às 21h30, na Ilha do Retiro, enquanto o Moto Club recebe o Ferroviário no dia 5 de fevereiro, a partir das 21h30, no Estádio Castelão, em duelo que terá cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante News FM.

Antes de pensar novamente na Copa do Nordeste, o Moto Club agora terá dois compromissos consecutivos como visitante pelo Campeonato Maranhense. O Papão do Norte enfrenta o Pinheiro na tarde deste domingo (26), às 16h, no Estádio Costa Rodrigues, pela quarta rodada do Estadual, também com cobertura completa do Imirante Esporte. O Fortaleza, por sua vez, encara o Horizonte neste sábado (25), no Estádio Domingão, pela segunda rodada do Campeonato Cearense.

O jogo

Com uma formação 3-4-3, o Moto Club iniciou a partida no Presidente Vargas apostando na forte marcação e nos avanços pelas laterais, porém, o Fortaleza valorizou a posse de bola e teve a primeira grande chance de gol aos três minutos, com Marinho, que encontrou espaço na defesa rubro-negra, arriscou o chute e mandou a bola pela linha de fundo. O Moto só conseguiu finalizar aos 16: após sobra de bola em cobrança de falta, Luís Gustavo bateu sem força, para defesa tranquila de João Ricardo.

Sem conseguir encaixar jogadas em velocidade, o Moto Club teve que se contentar em recuar suas linhas e tentar segurar a pressão do Fortaleza. Aos 16 minutos, Lucero aproveitou cobrança de falta de Pochettino, desviou de cabeça e acertou o travessão. Já aos 26, Moisés fez boa jogada e deu um passe na medida para Pol Fernández, que bateu colocado e mandou a bola na trave.

Continua após a publicidade..

Em meio à boa atuação de seu setor defensivo, o Moto Club foi prejudicado por um grave erro de arbitragem aos 28 minutos: o árbitro piauiense Jardiel da Rocha Soares marcou pênalti após um toque de mão do lateral Gustavo Rodrigues, que estava a três passos de distância da grande área. Mesmo após os protestos dos atletas rubro-negros, Lucero foi para a cobrança da penalidade aos 30 minutos e abriu o placar para o Fortaleza. Em vantagem, o Leão do Pici manteve a postura de trocar passes no campo de ataque e manteve o placar inalterado até o fim do primeiro tempo.

Fortaleza confirma vitória na segunda etapa

Com foco em marcar o segundo gol e encaminhar a vitória, o Fortaleza foi para cima do Moto Club no início do segundo tempo e quase marcou o segundo gol aos quatro minutos, em chute forte de Pochettino, que obrigou Allan Thiago a fazer uma defesa espetacular. O Papão do Norte até teve mudanças para a etapa final, com as entradas de Maurício dos Anjos e Danilo Pires para melhorar a qualidade do passe, entretanto, a equipe rubro-negra não conseguiu encontrar espaços de imediato na defesa do Leão do Pici.

Sem mudar sua postura, o Fortaleza manteve a paciência em busca das oportunidades de gol, enquanto o Moto Club se segurava. Aos 30 minutos, Diogo Barbosa achou uma brecha na defesa rubro-negra e arriscou a finalização, para defesa tranquila de Allan Thiago. Já aos 34, o Leão do Pici voltou a balançar as redes: após cruzamento de Mancuso, Yago Pikachu finalizou com categoria e marcou o segundo gol dos donos da casa.

Em situação tranquila no jogo, o Fortaleza apenas esperou o tempo passar diante de um Moto Club que mantinha a luta em campo, porém, sem conseguir incomodar a defesa adversária. Aos 44 minutos, Breno Lopes fez boa jogada e arriscou a finalização, que foi defendida por Allan Thiago. O Moto ainda teve uma grande oportunidade para diminuir o prejuízo aos 45, mas o chute de Warllen parou no travessão, para alívio da torcida do Fortaleza, que comemorou a vitória em sua estreia na Copa do Nordeste.

FICHA TÉCNICA

FORTALEZA: João Ricardo; Mancuso, Brítez, Titi e Diogo Barbosa; Lucas Sasha (Emmanuel Martínez), Pol Fernández e Pochettino (Calebe); Marinho (Yago Pikachu), Moisés (Breno Lopes) e Lucero (Renato Kayzer). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

MOTO CLUB: Allan Thiago; Vitor Carvalho (Maurício dos Anjos), Yan Cristian e Maurício; Wesley (Ian Couto), Felipe Dias (Bolinha), Pedro Dias (Danilo Pires) e Gustavo Rodrigues; Luís Gustavo, Danilinho e Magno El Lobo (Warllem). Técnico: Zé Augusto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.