ATENAS - A seleção brasileira feminina de basquete esqueceu o passado de problemas contra equipes asiáticas e conseguiu uma fácil vitória na estréia nos Jogos Olímpicos de Atenas. Depois um primeiro quarto equilibrado, o Brasil disparou no segundo período e derrotou o Japão por 66 pontos: 128 a 62.
Diante de uma equipe mais baixa, o Brasil usou a tática de explorar o jogo dentro do garrafão. A pivô Alessandra, a mais alta da partida (2m00), foi um dos destaques da partida.
O Brasil teve problemas apenas no primeiro quarto. O Japão chegou a liderar o placar (6 a 4). Com baixo aproveitamento nos lances de média e longa distância e com alguns erros de passe, a seleção brasileira fechou o quarto com vantagem de apenas quatro pontos (26 a 22).
O panorama da partida mudou a partir do segundo quarto. Com marcação mais eficiente e melhor índice de acerto nos arremessos, o Brasil começou a aumentar diferença, garantindo a vitória no jogo. As brasileiras marcaram 36 pontos no período, contra apenas três das adversárias, indo para o intervalo com 62 a 25. As japonesas só conseguiram pontuar a 21 segundos do fim do período.
Continua após a publicidade..
Com o triunfo assegurado com antecedência, o treinador Antônio Carlos Barbosa colocou todas as jogadoras em quadra. Mesmo com as reservas, a seleção só fez ampliar a vantagem, fechando o terceiro quarto com 53 pontos de frente (95 a 42). No quarto final, a equipe fez 13 pontos a mais que a rival e garantiu a vitória por 66 pontos.
O Brasil volta à quadra na segunda-feira, às 8h (de Brasília), para enfrentar a Grécia. Na fase de preparação para os Jogos, as brasileiras venceram as gregas três vezes (em dois amistosos e na disputa da medalha de bronze do Torneio de Creta).
Na primeira fase, a equipe vai enfrentar ainda a Rússia (quarta-feira, às 14h), Nigéria (sexta, às 16h15) e Austrália (domingo, 8h30). As brasileiras disputam o primeiro lugar da chave com Rússia e Austrália.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte