ATENAS - Motivada pela ótima campanha no Grand Prix, que culminou com a conquista do tetracampeonato, a seleção brasileira feminina de vôlei faz sua partida de estréia nas Olimpíadas de Atenas neste sábado, às 8h (horário de Brasília). Do outro lado da quadra estará o Japão, equipe que as brasileiras venceram no Grand Prix por 3 sets a 1. O país entra nos Jogos apontada pela imprensa internacional como a equipe a ser batida.
O time do técnico José Roberto Guimarães busca a inédita medalha de ouro. Na história dos Jogos Olímpicos, a seleção conquistou duas medalhas de bronze. Em Atlanta-96, Fernanda Venturini, Fofão e Virna estiveram presentes na equipe que faturou o bronze. Quatro anos mais tarde, em Sidney-2000, Fofão e Virna, ao lado de Érika, Elisângela e Walewska fizeram parte do grupo que repetiu o feito.
A equipe, que perdeu apenas um dos 13 jogos que fez no Grand Prix, procura evitar o favoritismo. O treinador brasileiro alerta que haverá dificuldades pelo caminho e espera por um jogo nervoso na estréia olímpica.
Continua após a publicidade..
- Precisamos colocar os pés no chão e estarmos conscientes das dificuldades que encontraremos. Temos condições de ganhar a medalha de ouro, mas não adianta só sonhar. Temos que colocar na cabeça que para conseguir isso precisamos trabalhar e saber que ainda temos algumas coisas para ajustar dar uma qualidade ainda maior ao nosso jogo - disse José Roberto, após a conquista do tetra na Itália.
O Brasil está na chave mais fácil do torneio, com apenas um rival cotado para o título, a Itália. Os outros times do grupo são Coréia do Sul, Grécia, Japão e Quênia. Na outra chave estão China, Cuba, Estados Unidos, Rússia, Alemanha e República Dominicana.
Além da qualidade técnica, as brasileiras contam com um amuleto: José Roberto foi o técnico que comandou a seleção masculina na conquista do ouro em Barcelona-92.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte