Ginasta coloca Estados Unidos na ponta do quadro de medalhas

Atualizada em 27/03/2022 às 15h00

ATENAS - A norte-americana Carly Patterson não recuperou o domínio dos Estados Unidos somente na ginástica. Ao conquistar a medalha de ouro individual geral, ela colocou os Estados Unidos também no topo do quadro de medalhas das Olimpíadas de Atenas-2004.

O ouro da ginasta, o primeiro do país na prova desde o título de Mary Lou Retton em 1984, foi o 14ª norte-americano nesta edição dos Jogos. Com isso, os EUA passam a China, que também já venceu 14 vezes, mas tem menos medalhas de prata.

Os EUA têm 11 pratas em Atenas até agora, contra nove dos chineses. Nos bronzes, o domínio também é norte-americano, com quatro medalhas a mais. Seis dias depois da Abertura dos Jogos, os EUA já somam 35 medalhas, contra 29 dos asiáticos.

Além de Patterson, os EUA venceram outras três provas nesta quinta-feira em um esporte no qual seu domínio é quase absoluto: a natação.

Continua após a publicidade..

Michael Phelps foi o campeão dos 200 m medley, prova que teve o brasileiro Thiago Pereira na quinta posição. Com 1min57s14, mais de um segundo acima de seu recorde mundial, ele levou sua quarta medalha de ouro em Atenas. Ele já tinha vencido os 400 m medley, 200 m borboleta e revezamento 4x200 m livre. Ele também conquistou dois bronzes - nos 200 m livre e no revezamento 4x100 m livre.

Antes dele, Amanda Beard venceu os 200 m peito feminino. Recordista mundial da prova, ela fez o tempo de 2min23s37, novo recorde olímpico. A medalha mais polêmica foi de Aaron Peirsol, nos 200 m costas masculino. Após ser desclassificado por, segundo os árbitros, não ter realizado uma virada de forma correta, o recordista mundial da prova recorreu da decisão e recuperou a medalha de ouro horas depois.

A China, que tinha conquistado 11 ouros até quarta-feira (os EUA tinham dez), foi campeã em três provas nesta quinta. No levantamento de peso feminino, Liu Chunhong, com 275,0 kg, quebrou o recorde mundial dos médios e ficou com o ouro.

As outras duas conquistas foram no badminton: Zhang Jun e Gao Ling, nas duplas mistas, e Zhang Ning, no individual feminino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.