Argentina vence Itália e conquista vaga na final

Atualizada em 27/03/2022 às 15h00

SÃO LUÍS - A Argentina venceu nesta terça-feira a Itália por 3 a 0 e conquistou a primeira vaga para a final do torneio de futebol dos Jogos de Atenas, marcada para sábado, às 4h (horário de Brasília).

O outro finalista sairá da partida entre Paraguai e Iraque, com começo previsto para as 15h.

É a segunda final argentina nas três últimas Olimpíadas. Em Atlanta-1996, a Argentina perdeu para a Nigéria. Quatro anos depois, não se classificou para os Jogos de Sydney.

Assim como em Atlanta, a pressão sobre os argentinos será novamente grande, pois o país não conquista uma medalha de ouro olímpica desde Helsinque-1952.

O jogo

No primeiro tempo, a Itália dominou a partida apenas nos primeiros minutos, mas não soube finalizar com perigo as jogadas. Aos poucos, a Argentina foi ganhando terreno e insistindo em lances pelas pontas, sobretudo pela direita, com Ayala.

A presença maior da Argentina no campo ofensivo pôde ser medida pelos escanteios no primeiro tempo: seis argentinos e um italiano.

A primeira chance de gol foi da Itália. Aos 2min, após falta batida quando a barreira ainda estava em formação, a bola foi cruzada na área pela direita, mas ninguém desviou e ela saiu pela linha de fundo.

Aos 5min, o Gilardino -atacante italiano que atuou isolado quase todo o tempo- arrancou do meio de campo e chutou forte, rasteiro. O goleiro Lux defendeu.

Dois minutos depois, o zagueiro argentino Heinze foi para o ataque e quase marcou de cabeça em um cruzamento da direita. No contra-ataque, Gilardino recebeu na área, mas não conseguiu completar para o gol.

O gol saiu aos 15min. D'Alessandro pegou a bola no meio de campo e saiu tabelando pela direita com Ayala, envolvendo a defesa italiana. No cruzamento pela direita, o zagueiro Ferrari desviou errado, para o meio da área, em direção a Tevez. O atacante deixou a bola quicar e chutou forte de direita, "na veia", sem chance para o goleiro Pelizzoli.

A Itália tentou reagir, mas a Argentina continuou pressionando.

As melhores chances italianas foram em jogadas de bola parada. Aos 25min, em falta pela esquerda, Pirlo cruzou, e Gilardino desviou de cabeça para fora. Aos 39min, o mesmo Pirlo cobrou falta, forte, para fora.

A melhor chance da Argentina foi aos 36min. D´Alessandro chutou forte de fora da área. O goleiro espalmou, e Tevez pegou o rebote, em condições de chutar para o gol, mas o juiz marcou impedimento.

No intervalo, o técnico italiano Claudio Gentile fez duas substituições. Trocou o meia De Rossi por Donadel, e o atacante Sculli, que nada fez no primeiro tempo, por Del Nero.

A mudança deu ânimo para os italianos no segundo tempo, mas faltou coordenação e habilidade para furar a defesa argentina.

A Itália teve chances boas aos 6min, numa cabeçada de Pinzi para fora após escanteio, e aos 30min, num chute forte de Bovo, de fora da área.

Continua após a publicidade..

A Argentina jogou um pouco mais recuada e marcou seu segundo gol no primeiro contra-ataque que teve.

Aos 23min, Tevez lançou na direita Lucho Gonzaels, que tirou do zagueiro e chutou forte no ângulo esquerdo do goleiro Pelizzoli.

38min, quando a partida já estava ganha, a Argentina fez o terceiro, com Mariano Gonzalez, que havia acabado de entrar no lugar de Kily Gonzalez e nem tinha tocado na bola.

Tevez avançou pela direita e cruzou rasteiro. Sozinho na área, Mariano ainda chutou para cima. A bola bateu no travessão e entrou.

Itália

Pelizzoli; Moretti, Ferrari, Bonera, Bovo; De Rossi (Donadel), Pinzi (Gasbarroni), Palombo, Pirlo; Gilardino, Sculli (Del Nero)

Técnico: Claudio Gentile

Argentina

Lux; Ayala, Coloccini (Medina), Heinze; Mascherano, Kily Gonzalez (Mariano Gonzalez), D'Alessandro, Lucho Gonzalez; Delgado (Clemente Rodrigues), Tevez, Rosales

Técnico: Marcelo Bielsa

Data: 24/08/2004 (terça-feira)

Local: estádio Karaiskaki, em Atenas (GRE)

Árbitro: Benito Archundia (MEX)

Auxiliares: Chris Strickland (EUA) e Hector Vergara (CAN)

Cartões amarelos: Heinze e Medina (ARG); Pirlo, Rossi e Bonera (ITA)

Gol: Tevez, aos 15min do primeiro tempo; Lucho Gonzalez, aos 23min, e Mariano Gonzalez, aos 38min, do segundo tempo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.