ATENAS - A seleção masculina de handebol perdeu para a Islândia nesta terça-feira por 29 a 25. O resultado deixa o Brasil na 10ª colocação nos Jogos de Atenas, o melhor da história do país em Olimpíadas.
Na última partida, o Brasil já tinha atingido um resultado histórico. A vitória sobre o Egito, quarto colocado no Mundial de 2001, foi a primeira da seleção em uma fase de classificação nas Olimpíadas.
Antes, a seleção masculina do Brasil já tinha disputado duas vezes as Olimpíadas, em Barcelona-1992 e Atlanta-1996. Nos Estados Unidos, a equipe conseguiu sua primeira vitória em Olimpíadas, 31 a 25 sobre o Kuait.
O grande destaque do jogo foram o armador Bruno Souza, considerado o terceiro melhor jogador do mundo, e o ponto Renato Tupan. Os dois, que jogam na Alemanha, foram os responsáveis pela reação do Brasil no primeiro tempo, quando seleção marcou sete gols seguidos.
A Islândia, apesar de não ter se classificado para as quartas-de-final, tem tradição no handebol. Nos Jogos de Barcelona-1992, a equipe foi a quarta colocada. Atenas-2004 é a primeira Olimpíadas que eles disputam desde então.
O Brasil começou o jogo defendendo muito mal, sendo dominado pela Islândia. Tanto que não demorou muito para os europeus abrirem vantagem. Com 20 minutos, os brasileiros perdia por 12 a 4.
Continua após a publicidade..
O técnico Alberto Rigolo então mudou o sistema da marcação e confundiu os islandeses. O resultado foi uma reação fantástica do Brasil. Em pouco menos de dez minutos, a equipe diminui a vantagem para 13 a 11.
Os destaques do primeiro tempo foram o ponta Tupan e o armador Bruno Souza, com três gols. Tupan não errou um arremesso em toda a partida.
O intervalo não acabou com a reação brasileira, que marcou os três primeiros gols do período, virando o jogo com um gol de Adalberto. O jogo seguiu equilibrado até os 20 minutos, quando o veterano Macarrão levou uma punição de dois minutos.
A Islândia aproveitou para fazer 25 a 23. O Brasil ainda conseguiu fazer seu 24º gol, deixando o placar em 25 a 24, com Tupan. Mas, na sequência, aos 26 minutos, o pivô Baldacin também levou um aos dois minutos.
Com um homem a mais, os islandeses fizeram mais dois gols e abriram três de diferença, definindo o jogo. Baldacin ainda voltou, jogou por poucos segundo e voltou a ser excluído.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.