SÃO PAULO - A seleção masculina de basquete dos EUA perdeu nesta sexta-feira para a Argentina por 89 a 81, nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Atenas, e vai ficar fora decisão do ouro olímpico pela primeira vez desde Barcelona-92, quando o COI (Comitê Olímpico Internacional) passou a permitir a participação dos astros da NBA nos Jogos.
Com o triunfo sobre o time de Allen Iverson e Tim Duncan, os argentinos, atuais vice-campeões mundiais, se classificaram para a sua primeira final olímpica. Lituânia e Itália decidem a outra vaga, ainda nesta sexta-feira.
Os EUA buscavam seu quarto título seguido em Olimpíadas. Em Barcelona, Magic Johnson, Michael Jordan, Charles Barkley, Larry Bird, Karl Malone e cia. formaram o primeiro "time dos sonhos" norte-americano. Nas edições seguintes, em Atlanta-96 e Sydney-00, mesmo sem o mesmo brilho, os EUA garantiram o ouro.
Esta não foi a primeira vez que os EUA foram derrotados pela Argentina na história recente. Em 2002, no Campeonato Mundial de Indianápolis, os sul-americanos foram responsáveis pela primeira derrota do time norte-americano com atletas da NBA em toda a história.
Continua após a publicidade..
Naquela oportunidade, a Argentina foi vice-campeã mundial ao perder para a ex-Iugoslávia. Os alemães ficaram em terceiro.
Em Atenas, os EUA conheceram outras duas derrotas antes desta sexta. Na primeira fase, a equipe caiu diante de Porto Rico e Lituânia.
A derrota para Porto Rico, aliás, foi a primeira sofrida por uma seleção norte-americana em Olimpíadas desde 1992.
Em Atenas, alegando falta de segurança contra possíveis atentados terroristas, as principais estrelas dos EUA, entre eles Kevin Garnett e Tracy McGrady, ficaram de fora.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte