SÃO PAULO - Quatro anos da decepção nas Olimpíadas de Sydney, quando era o favorito e foi eliminado da final, o brasileiro Rodrigo Pessoa conquistou nesta sexta-feira a medalha de prata nos saltos, a primeira de sua carreira.
Desta vez Baloubet du Rouet, que ficou marcado por refugar um obstáculo em 2000, não decepcionou. O conjunto brasileiro passou pelo percurso da final sem cometer nenhuma falta.
Na classificação final, somou apenas os oito pontos perdidos na classificatória, realizada nesta manhã, quando Pessoa e Baloubet cometeram duas faltas. O norte-americano Chris Kappler também somou oito pontos de penalização.
No desempate, Pessoa cometeu uma falta, no último obstáculo. O cavalo de Kappler refugou.
O ouro foi conquistado pelo irlandês Cian O'Connor, que perdeu apenas quatro pontos.
Continua após a publicidade..
A medalha coroa a carreira do melhor cavaleiro brasileiro de todos os tempos. Ela se junta aos dois bronzes conquistados por Pessoa na prova por equipes em Atlanta-1996 e Sydney-2000. O brasileiro é ainda o vice-líder do ranking mundial e coleciona três títulos da Copa do Mundo (1998, 99 e 00) e ainda o Campeonato Mundial (1998).
Nascido em Paris, o cavaleiro de 31 anos é filho de Nelson Pessoa, o Neco, outra lenda do hipismo brasileiro e que é o técnico da equipe brasileira em Atenas. Ele e Rodrigo vivem em Bruxelas (Bélgica), onde têm um prestigiado centro de treinamento. Pessoa é casado com uma amazona, a norte-americana naturalizada brasileira Kerry Potter.
A eliminação em Sydney foi considerada por Pessoa o pior momento de sua carreira. Até hoje não houve explicação para o fato de Baloubet, cavalo avaliado em 5 milhões de dólares e considerado um dos melhores do mundo, ter se recusado a saltar um obstáculo na final olímpica.
Pessoa chegou a pensar em levar cavalos mais novos a Atenas e correr o risco de abrir mão das chances de medalha. Mas decidiu dar uma última chance a Baloubet, que já tem 15 anos e deve fazer na Grécia sua despedida de Olimpíadas.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte