ATENAS - A Argentina quebrou um jejum olímpico de 52 anos ao conquistar a medalha de ouro no futebol. A equipe derrotou o Paraguai na final dos Jogos de Atenas por 1 a 0, gol de Carlito Tevez neste sábado no estádio Olímpico em Atenas.
A última vez que o país tinha ficado no lugar mais alto do pódio foi nas Olimpíadas de Helsinque, na Finlândia, em 1952, quando foi campeão no remo com Eduardo Guerrero e Tranquilo Cappozzo.
Mas os argentinos têm muito mais o que comemorar com a conquista. São agora os primeiros sul-americanos campeões olímpicos desde 1928, quando o Uruguai ganhou o segundo título consecutivo - por coincidência, em cima dos próprios argentinos. Aliás, os dois são os únicos países sul-americanos que têm o ouro no futebol.
Além disso, o título ameniza as decepções pelas quais passaram os argentinos nos últimos anos. Em 1996, perderam para a Nigéria na final olímpica por 3 a 2. Em 2002, foram eliminados na primeira fase da Copa do Mundo, já sob comando de Marcelo Bielsa.
Continua após a publicidade..
No mês passado, perderam a final da Copa América para o Brasil, então com o time B, na decisão por pênaltis. Sem contar que a Argentina quebra a seqüência de duas conquistas africanas - Nigéria em Atlanta (1996) e Camarões (2000).
A festa argentina em solo grego foi completa, já que foi de longe a melhor seleção do torneio. Tevez foi o artilheiro da competição com oito gols e grande destaque da equipe. Os argentinos venceram as seis partidas que disputaram e a superioridade foi tamanha que sequer sofreram gol, além de terem feito nada menos que 17.
Os paraguaios, que se classificaram ao eliminar o Brasil no torneio pré-olímpico, também tem motivo para comemorar. A prata no futebol é a primeira medalha do país em toda a história dos Jogos - levando em conta todos os esportes.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte