Atenas pode ter os mais jovens campeões desde 1952

Atualizada em 27/03/2022 às 15h00

RIO - O inglês Amir Khan e o turco Atagun Yalcinkaya estarão lutando por uma vaga nos livros de história no sábado. Aos 17 anos, os dois são os mais jovens finalistas olímpicos desde 1952, quando o norte-americano Floyd Patterson foi ouro nos médios.

O turco, bem menos conhecido, leva vantagem sobre o inglês: nasceu seis dias antes. Nesta sexta, ele venceu o russo Sergey Kazakov e vai encararna final o cubano Yan Bhartelemy, que eliminou Zou Shiming.

Khan, por sua vez, bateu Serik Yeleuov, do Cazaquistão, por 40 a 26, de virada. O inglês começou perdendo e permitiu que Yeleuov abrisse vantagem nos dois primeiros assaltos. A partir do terceiro, porém, Kahan se recuperou, lutou com a velocidade normal e aproveitou que o cazaque começou a ficar cansado.

Continua após a publicidade..

"Eu estava nervoso no vestiário, antes da luta. Mas, quando estava perdendo, tinha certeza que, se eu mantivesse meu ritmo, iria cansá-lo (Yeleuov) no final. Foi o que aconteceu", explicou.

Único boxeador do Reino Unido nos Jogos Olímpicos, ele não pode competir em seu próprio país, por causa da idade. Mesmo assim, é o atual campeão mundial júnior.

Seu adversário na decisão será também cubano, Mario Kindelan, 33 anos, maior nome do boxe em Atenas. Campeão em Sydney, ele é considerado o melhor boxeador amador do planeta, entre todas as categorias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.