Copa do Mundo 2026

Seleção Brasileira será cabeça de chave na Copa do Mundo com 48 seleções

Seleção Brasileira garante vaga como cabeça de chave na Copa do Mundo com 48 seleções. Ranking da Fifa define as demais posições dos grupos.

Imirante Esporte

Atualizada em 16/10/2025 às 17h20
Seleção Brasileira mantém posição entre as melhores do ranking da Fifa e será cabeça de chave na Copa (Rafael Ribeiro / CBF)

RIO DE JANEIRO – A Copa do Mundo com 48 seleções, que estreia na próxima edição, trará uma nova configuração de grupos e distribuição das vagas. A Seleção Brasileira já está garantido como cabeça de chave, posição que será definida com base no ranking da Fifa.

A mudança amplia de oito para 12 grupos, aumentando o número de partidas e abrindo espaço para mais seleções de diferentes continentes.

VEJA MAIS 

VÍDEO: Carlo Ancelotti aponta "maior erro" da Seleção Brasileira contra o Japão

Três países-sede garantidos como cabeças de chave

Os países-sede — Canadá, Estados Unidos e México — já têm lugar assegurado entre os 12 cabeças de chave. As outras nove vagas serão preenchidas pelas seleções mais bem colocadas no ranking da Fifa que também se classificarem para o Mundial.

Brasil mantém posição entre os melhores do mundo

O Brasil, atual sexto colocado no ranking da Fifa, já garantiu presença na Copa e dificilmente perderá posição antes do torneio. Mesmo disputando apenas amistosos até o Mundial, a Seleção Brasileira deve manter o status entre as mais bem ranqueadas, já que o Modelo Elo, utilizado pela Fifa, considera peso dos adversários e importância dos jogos.

O cenário é semelhante ao da Argentina, terceira colocada no ranking, e da Inglaterra, que ocupa o quarto lugar. Ambas também estão garantidas como cabeças de chave na competição.

Espanha, França, Portugal e Holanda também devem liderar grupos

Além das seleções já confirmadas, Espanha, França, Portugal e Holanda estão próximas da classificação e figuram entre as primeiras posições do ranking da Fifa. Caso confirmem vaga, também estarão entre as cabeças de chave da Copa do Mundo com 48 seleções.

Mudança histórica no formato da Copa

Com o novo modelo, a Copa do Mundo passará a ter 12 grupos de quatro seleções, e os 32 melhores avançam para a fase eliminatória. A expansão aumenta o número de jogos e amplia a representatividade continental, tornando o torneio ainda mais global.

Seleções classificadas até o momento

Países-sede (América do Norte):

Canadá

Estados Unidos

México

América do Sul:

Argentina

Brasil

Colômbia

Equador

Paraguai

Uruguai

África:

África do Sul

Argélia

Cabo Verde

Costa do Marfim

Egito

Gana

Marrocos

Senegal

Tunísia

Ásia:

Arábia Saudita

Austrália*

Coreia do Sul

Irã

Japão

Jordânia

Qatar

Uzbequistão

Europa:

Inglaterra

Oceania:

Nova Zelândia

*A Austrália compete nas eliminatórias da Ásia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.