McLaren nega utilizar soluções da Ferrari

Atualizada em 27/03/2022 às 13h59

LISBOA - Depois de a Ferrari entrar na justiça italiana contra o desenhista-chefe da McLaren, Mike Couglan, por receber do seu ex-funcionário, Nigel Stepney, informações tecnicas a respeito dos projetos da equipe, a direção da McLaren divulgou, nesta quarta-feira, comunicado, afirmando: “Não há propriedade intelectual da Ferrari na concepção dos nossos carros.”

Terça-feira a polícia inglesa, diante de um mandado de busca, invadiu a residência de Coughlan, na Inglaterra, e encontrou vários documentos técnicos do time italiano. Eles teriam sido repassados pelo ex-mecânico-chefe da Ferrari, o inglês Nigel Stepney, demitido pela organização de Maranello e sobre quem há duas acusações: sabotagem e espionagem.

Diante da situação embaraçante para os dirigentes da McLaren e da Mercedes, sócia majoritária da escuderia, um comunicado foi distribuído nesta quarta. A investigação interna da própria McLaren apontou que não há soluções técnicas da Ferrari no modelo MP4/22, utilizado por Fernando Alonso e Lewis Hamilton, e além de Coughlan, não citado nominalmente no texto, não foi constatado o envolvimento de outro integrante do grupo.

Com o objetivo de evitar novos desgastes e de que não fiquem dúvidas no ar, a McLaren disponibiliza para a Ferrari os dados de sua pesquisa, para provar que não beneficiou-se de nenhum dado técnico de posse de Coughlan, bem como solicita à FIA o acompanhamento do processo. O engenheiro inglês, principal responsável pelo eficiente modelo deste ano, está afastado até que o caso se esclareça. Coughan e Stepney já trabalharam juntos em outros times, como a própria Ferrari, além de Lotus e Benetton.

A FIA, por sua vez, também manifestou-se, na terça, ao comunicar que já está realizando a sua investigação, mas no que se refere apenas ao descumprimento de seu código esportivo. As questões legais não são sua atribuição. Nesta quarta, no circuito de Silverstone, onde começa a inspeção técnica dos carros que irão disputar domingo a nona etapa do Mundial, o GP da Grã-Bretanha, a imprensa mundial irá procurar ouvir os representantes das duas equipes, Ferrari e McLaren.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.