Räikkönen é pole position do GP da Bélgica

Atualizada em 27/03/2022 às 13h55

SÃO PAULO - O finlandês Kimi Räikkönen, da Ferrari, conquistou a pole position do Grande Prêmio da Bélgica, em sessão classificatória realizada neste sábado, no autódromo de Spa-Francorchamps. Com um melhor tempo de 1min45s994, o finlandês conquistou uma vantagem de aproximadamente 0s01 para o segundo colocado.

Completando a primeira fila aparece seu companheiro na Ferrari, Felipe Massa. Com uma melhor marca de 1min46s011, ele conseguiu superar um de seus principais adversários, Fernando Alonso, da McLaren, que sai em terceiro.

No início dos treinos de classificação, Massa teve pouco tempo de pista. O piloto brasileiro aguardava dentro do cockpit, enquanto os mecânicos da escuderia trabalhavam incessantemente em seu carro. Nos últimos minutos, ele teve que apressá-los para poder registrar um tempo que o levasse à fase seguinte.

Quem também enfrentou problemas na classificação foi Alonso, que perdeu sua volta rápida na última parte do treino quando rodou na Rivage. O espanhol, no entanto, conseguiu controlar o carro sem causar mais danos ao seu treino. Sua melhor marca ficou a apenas 0s097 daquela registrada por Räikkönen, lhe rendendo a terceira posição no grid.

"Estou bastante contente com o tempo de hoje, especialmente porque cometi um erro na primeira tentativa", disse Alonso após a sessão classificatória. "Logo, eu tinha apenas um jogo de pneus. Fiquei com receio de cometer um erro e não largar entre os primeiros. Por isso esta última volta foi um pouco mais estressante."

Completando a segunda fila aparece o companheiro de Alonso na McLaren, Lewis Hamilton, que com um melhor tempo de 1min46s406, fecha os quatro melhores no grid de largada.

O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, não conseguiu nem mesmo passar para a segunda parte da classificação. Com um desempenho ruim, ele registrou somente a 18ª marca da sessão nos minutos finais (Barrichello, no entanto, larga em 17º após punição de Giancarlo Fisichella, da Renault, que trocou o motor de seu carro). Em 1min47s954 ele perdeu a "disputa" com seu companheiro, Jenson Button, que larga em 12º, com 1min46s955 (o piloto inglês também foi beneficiado com a punição de Fisichella e de Robert Kubica).

O polonês Robert Kubica, da BMW, perdeu dez posições devido a uma troca de motor, que apresentou problemas logo após o início da terceira e última sessão de treinos livres. O polonês teve que parar quando estava completando sua primeira volta, ao observar que estava saindo fumaça de seu veículo.

O GP da Bélgica tem largada às 9h (de Brasília) deste domingo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.