Rally

Piloto Fábio Cadasso é promessa de pódio de campeonato de rali

Vencedor da etapa dos Bandeirantes falou das conquistas e desejo de correr o "Dakar".

Elirdes Soares/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h02

SÃO LUÍS - Depois de subir ao pódio, no último fim de semana, entre os dias 11 e 13, na cidade de São José dos Campos, São Paulo, garantindo o primeiro lugar na categoria “Production T2”, caminhões leves, o piloto maranhense, Fábio Cadasso se prepara para as próximas etapas que o levarão ao tão sonhado Campeonato Brasileiro de Rally.

A corrida, que é dividida em 4 etapas, cada uma com 75 km foi disputada por 28 competidores em diversas categorias. O piloto garantiu a 1ª colocação em sua categoria e ficou na 17ª posição na classificação geral, além de garantir pontos para o campeonato. Além dessa etapa, Fábio, ainda, passará por mais duas: o Rally das Serras, em Santa Catarina, nos dias 15 e 16 de novembro, e a última em São Paulo, no dia 10 de dezembro no Rally dos Amigos.

E para quem pensa que o piloto treinou bastante, enganou-se. Durante a entrevista, Cadasso conta que a equipe não teve tempo algum para treinar, e que o primeiro contato com o caminhão foi na hora da competição. “Pra mim, a corrida foi um treino. Foi a primeira vez que dirigi nele. Entrei no caminhão e já comecei a correr. Aos poucos, fui me adaptando com o carro e conseguimos garantir uma ótima colocação”, relata.

O piloto se tornou conhecido durante as competições por manter o controle durante as corridas. Rápido e tático, desenvolve-se na corrida de acordo com o tempo da prova, finalizando sem nenhum acidente. “Durante esses campeonatos, é muito comum vermos pilotos que exageram na velocidade e acabam cometendo acidentes. É preciso ter muita cautela quando estamos pilotando um carro”, ressaltou Fábio Cadasso.

A cada prova executada, Cadasso se sente mais confiante dos resultados e das colocações que estão por vim, mas as responsabilidades são ainda maiores. “O objetivo da nossa equipe é sempre levar o nosso Estado para o lugar mais alto do pódio, e estamos batalhando pra isso e, por isso, os treinos são muito importantes nesse momento”.

O piloto não esconde o prazer de representar o Maranhão e levantar a bandeira por onde passa. “A cada competição é um prazer levar e levantar a bandeira do nosso Estado, além de ser um estímulo para futuros competidores”, frisou. Indagado sobre os principais objetivos como piloto, ele não nega aonde quer chegar. “O meu sonho é pilotar no Rali Dakar que é a maior competição mundial da modalidade. “Estou confiante que chego lá”, afirmou.

Premiações

Há 20 anos na estrada, levantado poeira, o piloto já garantiu alguns prêmios, sendo o único maranhense a ser piloto de rali na categoria. Em 2011, Fábio Cadasso foi o campeão no Rally Indoor. Ainda nos anos de 2011, ele levou para casa o Troféu Mirante na categoria Automobilismo. E, para surpresa do piloto que participou pela primeira vez do Rally dos Sertões em 2012, ele subiu ao pódio sendo o terceiro colocado na categoria “Caminhões Leves”. Já no 21º Rali dos Sertões deste ano, o piloto, patrocinado pela Ford, garantiu a terceira colocação na categoria “Production T2”. A patrocinadora oficial do piloto percebeu o potencial e investiu no atleta que garantiu, no último fim de semana, o primeiro lugar nos Sertões Séries.

Antes de conquistar esses prêmios, o piloto se apaixonou pelo esporte, quando começou a fazer trilhas, depois de um tempo passou a competir em rali de regularidades, que é uma prova automobilística na qual o objetivo da equipe, piloto de navegador, é seguir o trajeto determinado pela organização mantendo médias horárias preestabelecidas. Depois, ele passou para a categoria Cross Country, onde a ordem é manter a velocidade. E, por último, passando pela categoria Indoor.

Projetos 2014

Ainda faltam algumas competições este ano que o piloto terá que se esforçar, mas já existem planos para o ano que vem. Um deles é o Rali dos Sertões 2014, ainda sem saber em qual categoria ele vai levantar a poeira, mas o desejo é de correr no caminhão da Ford, na categoria “Caminhões Leves”.

Outra competição bastante esperada pelo piloto é no Rali do Cerapió que abrange os Estados do Ceará e do Piauí e vai acontecer entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro. Esse rali de regularidade é considerado o maior das Américas. A largada será em Fortaleza e, pela primeira vez, terminará no Maranhão, em Barreirinhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.