Mudou!

CBF confirma mudanças e Moto Club garante vaga na pré-Copa do Nordeste 2023

Entidade mudou critérios de classificação e o Papão ganhou vaga do Imperatriz.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 26/10/2022 às 11h40
Copa do Nordeste 2023 terá mudanças também na premiação (Divulgação / Nordeste FC)

SÃO LUÍS – O que estava se prevendo desde o início da divulgação do formato e mudanças na Copa do Nordeste 2023 vai mesmo acontecer. Porém, uma mudança brusca nos critérios de classificação para a pré-Copa do Nordeste, que deve começar no dia 15 de janeiro, colocou o Moto Club nessa fase eliminatória e tirou o Imperatriz. Em vez de entrar o melhor classificado pelo Ranking Nacional de Clubes (RN), que seria o Imperatriz, o terceiro participante maranhense será indicado pela participação no Estadual da Série A, competição que o Cavalo de Aço está fora. O outro time do Maranhão na competição preliminar é o Cordino, vice-campeão maranhense. Na manhã desta quarta-feira (26), segundo o ge da Paraíba, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou essa e outras mudanças.

Um dia depois de o presidente do Moto Club, Yglésio Moyses anunciar em suas redes sociais a participação do Moto Club na pré-Copa do Nordeste, o ge da Paraíba confirmou a mudança, junto a CBF, que colocaria o Papão na disputa.

“Boa notícia! Acaba de ser confirmada a participação do Moto Club na Pré-Copa do Nordeste, que será realizada em janeiro. Agradecemos ao presidente da FMF, Antônio Américo, um dos defensores da participação do Moto Club na competição de 2023 junto à CBF. Muito trabalho pela frente”, publicou o dirigente motense.

Segundo a reportagem, a CBF confirmou que a pré-Copa do Nordeste terá 16 equipes, oito a menos do que nesta temporada. Essa etapa classificatória terá duas fases, ambas em jogo único, na casa do time melhor ranqueado na CBF. Outras 12 equipes já estão classificadas para a fase de grupos, que começará no dia 22 de janeiro. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 10 de novembro.]

Os times que estão garantidos nesta fase de grupos são os campeões estaduais: ABC (RN), Atlético de Alagoinhas (BA), Bahia (BA), Campinense (PB), Ceará (CE), CRB (AL), Fluminense (PI) Fortaleza (CE), Náutico (PE), Sampaio Corrêa (MA), Sergipe (SE) e Sport (PE).

O formato da disputa depois da etapa preliminar não mudou. Os 16 times classificados (os 12 mais os quatro do Pré-Nordestão) serão divididos em dois grupos de oito e o regulamento continua o mesmo dos anos anteriores. Essas equipes se enfrentam com o cruzamento dos grupos e os quatro primeiros colocados avançarão às quartas de final, que serão em jogo único, assim como as semifinais. A decisão será com jogos de ida e volta.

Outra novidade diz respeito à premiação. O campeão poderá ganhar até R$ 6,4 milhões. Os times garantidos na preliminar já tem garantido, pelo menos, 120 mil. 

Continua após a publicidade..

Mudança na pré-Copa

A grande mudança nessa edição 2023 da Copa do Nordeste ficou mesmo pelos critérios de classificação para pré-Copa do Nordeste. Além da redução de equipes – de 24 para 16 –, o critério deixou de ser apenas o ranking de clubes. Agora a liga que organiza a competição passou a considerar também, como primeiro critério, a classificação nos estaduais.

Nove times entraram pela disputa doméstica (vice-campeão ou melhor colocado subsequente) e outros sete através do ranking.

 


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.