Comandante tá na área!

Cristian Santander fala sobre seu retorno ao Sampaio Basquete e suas expectativas para temporada

Argentino foi o entrevistado desta terça-feira (14) no Bom do Mirante.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Cristian Santander e o apresentador Afonso Diniz durante entrevista (Wellington Gonçalves / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS – Campeão em 2019 com o Sampaio Basquete, o técnico argentino Cristian Santander será o responsável por comandar o Tubarão na busca pelo tetracampeonato da Liga de Basquete Feminino (LBF). E o comandante já chegou em São Luís e inicia os treinamentos a partir desta quinta-feira (16). Santander foi o entrevistado do quadro esportivo do Bom Dia Mirante desta terça-feira (14) e falou sobre esse retorno, um pouco da sua carreira e também sobre o planejamento para início de trabalho.

VEJA MAIS 

Portal Imirante transmitirá todos os jogos do Sampaio Basquete na LBF 2023

Com Sampaio Basquete confirmado, LBF anuncia times e tabela do primeiro turno da temporada 2023

Armadora argentina Melisa Gretter está de volta ao Sampaio Basquete para a LBF 2023

Sem ainda poder contar com o seu elenco inteiro, Érika, Melisa Gretter, Rapha Monteiro e Emanuely de Oliveira estão ainda atuando no basquete da Europa, Cristian Santander vai iniciar sua segunda passagem pelo Sampaio Basquete nesta quinta-feira (16). Nesta quarta (15), o elenco será apresentado oficialmente em hotel na capital maranhense.

Com um time recheado de estrelas, Santander falou das expectativas para esta temporada. E respondeu se acha se seu time é favorito ao título. “Sim, é favorito. Mas temos que trabalharmos muito para termos um bom time. Quando a gente tem bons nomes, boas jogadoras, temos que trabalhar, somar horas juntos e ter jogo atrás de jogo”.

Natural de Buenos Aires, já foi auxiliar na seleção argentina e fez um trabalho em várias categorias da seleção do Chile. E ele falou sobre essa experiência.

Continua após a publicidade..

“Muito bonita experiência. Muito bom time. As jogadoras eram muito comprometidas. A comissão técnica, a diretoria do Sampaio fez um grande trabalho. E a gente ganhou um torneio duro, difícil. Foi uma grande experiência. Espero que nesta temporada podemos outra vez chegar”.

“Experiência distinta, foram três anos e meio com as categorias da base e com a equipe adulta. Trabalhei em todas as categorias, fazendo uma detecção de talentos. Por todo o Chile. E em plena pandemia. Então, foi uma experiência muito boa, cumpri um ciclo e agora estamos outra vez por aqui”.

Por fim, Cristian Santander falou sobre esse início de trabalho de pré-temporada. “Na quinta começamos as avaliações. Vamos saber como vão chegar as jogadoras, até pela realidade distinta de cada uma. Umas jogaram o torneio Paulista, outras não jogaram. Alana estava jogando na Espanha. Então nesta primeira semana faremos um diagnóstico de como está cada uma”.

Sobre a LBF

O formato de disputa da LBF 2023 é similar ao das últimas temporadas: oito equipes se enfrentarão em turno e returno, totalizando 14 jogos para cada time, com o objetivo de definir a posição de cada um no chaveamento dos playoffs. As quartas de final e as semifinais serão definidas em séries "melhor de três", enquanto a final ocorre em uma série "melhor de cinco", com a equipe de melhor campanha tendo o mando de quadra.

Mantendo a tradição, a LBF fará a sua partida de abertura no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o duelo entre SESI Araraquara e Catanduva, enquanto o último duelo pelo primeiro turno  da competição nacional ocorre no dia 22 de abril.

O Sampaio Basquete disputa o seu primeiro jogo na temporada no dia 10 de março, às 19h30, diante do Sodiê Mesquita-RJ, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.