SÃO LUÍS – Com a vitória do Moto Club, por 1 a 0, sobre o Maranhão Atlético na tarde deste domingo (19), o Campeonato Maranhense 2023 será decidido em dois jogos em sua grande final. Com chance de levar seu título antecipado, o MAC agora terá que superar o Papão em mais dois duelos. E como o futebol é feito, também, de história, essa decisão marca um reencontro que não ocorre desde o Estadual de 1989, quando o Bode também poderia ter levantado a taça por antecipação, mas o campeão foi o Rubro-Negro.
Com 26 e 14 títulos, Moto Club e Maranhão Atlético são, respectivamente, os dois maiores vencedores do Campeonato Maranhense depois do Sampaio Corrêa, que já levantou 36 taças. O tradicional clássico “Maremoto” já definiu vários campeonatos estaduais no Maranhão, mas desde 1989, há 34 anos, eles não se reencontravam em uma decisão. O último título do Papão foi em 2018, diante do Imperatriz, e o Quadricolor foi campeão em 2013, também sobre o Cavalo de Aço.
Na fase decisiva do Campeonato Maranhense de 1989, o Maranhão Atlético, que tinha a melhor campanha da competição, só precisava vencer a Caxiense, fora de casa, em Caxias, para ficar com o título, mas empatou por 1 a 1. Sem o título antecipado, o MAC precisou duelar com o Moto, que havia vencido o Sampaio Corrêa, por 1 a 0, em São Luís. Esse campeonato foi definido em uma espécie de quadrangular final, com Moto, MAC, Sampaio e Caxiense. E na partida que definiria o campeão deu Papão
No dia 6 de setembro de 1989, no estádio Castelão, o Moto Club venceu o Maranhão, por 2 a 0, e conquistou à época o seu 19 título estadual. Os gols da vitória motense foram marcados por Zé Roberto e Lamartine. Zé Roberto, inclusive, foi o artilheiro da competição, com 26 gols.
O Campeonato Maranhense 2023 será decidido nos dias 22 e 26 deste mês, mas os locais e os horários ainda não foram definidos.
FICHA TÉCNICA DA FINAL DE 1989
Moto Club 2 X 0 Maranhão
DATA: 6 de setembro de 1989
LOCAL: Estádio Castelão, São Luís (MA)
Continua após a publicidade..
ÁRBITRO: Sérgio Faray, auxiliado por Renato Rodrigues e Verandy Fontes.
PÚBLICO: 40.944,00
GOLS: Zé Roberto 8', Lamartine 56'.
MOTO CLUB
Cláudio, Barbosa, Marreta, Paulo César e Zequinha; Alfredo, Hélio e Caio; Marco Piauí, Zé Roberto e Lamartine.
Treinador: Djalma Cavalcante.
MARANHÃO
Salvino, Everaldo, Carlito, Lameu e Rogério; Adnilton, Batista (Hiltinho) e Daniel; Messias, Bacabal e Chiquinho (Ita).
Treinador: José Carlos Queiroz.
Saiba Mais
- Campeonato Maranhense de 2025 tem tabela básica divulgada pela FMF
- Campeonato Maranhense mantém fórmula de disputa para 2025
- Real Codó bate o São Luís e conquista acesso inédito no Campeonato Maranhense
- Seleção do Campeonato Maranhense 2024 é dominada por Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa
- Decisão: Ouça o gol de Maranhão 0 x 1 Sampaio
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte