De olho na medalha

Maranhense busca medalha inédita com o Brasil no Pan-Americano de Santiago

Ruan Miranda vai defender a Seleção Brasileira no basquete 3x3, que nunca subiu ao pódio em um Pan.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 20/10/2023 às 13h30
Ruan Miranda em ação pela Seleção Brasileira ( Foto - FIBA 3x3)

SÃO LUÍS – Os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, começam oficialmente nesta sexta-feira (20) e o basquete 3x3 do Brasil entra com a missão de conquistar sua primeira medalha depois de bater na trave em Lima, no Peru. E na Seleção Brasileira o pivô maranhense Ruan Miranda é um dos convocados para tentar subir no pódio. O time do Brasil masculino estreia na competição no dia 21, às 19h, contra o Haiti.

VEJA MAIS 

Socorro Reis fala sobre ida ao Pan-Americano e mira vaga em Paris 2024

Maranhenses iniciam Jogos Pan-Americanos como favoritos para a medalha de ouro

Socorro Reis fala sobre ida ao Pan-Americano e mira vaga em Paris 2024

Continua após a publicidade..

Campeãs sul-americana e pódio nas últimas duas Copa Américas, as seleções masculina e feminina do Brasil entram com a missão de conquistar suas primeiras medalhas em Pan. O basquete 3×3 fez a sua estreia no Pan em Lima-2019, quatro anos atrás. Na ocasião, os dois times do Brasil terminaram o torneio em quarto lugar perdendo a disputa da medalha de bronze.

E uma das esperanças do time masculino é o pivô maranhense Ruan Miranda, que é sobrinho da ex-jogadora maranhense e multicampeã Iziane Castro, que atuou na liga profissional dos EUA, campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) pelo Sampaio Basquete e defendeu a Seleção Brasileira em duas Olimpíadas e três Mundiais.

Seleções masculina e feminina buscam medalha no Pan 9 ( Foto - Wander Roberto/COB)

Ruan já defendeu o time masculino do Sampaio Basquete e as seleções de base do Maranhão até chegar ao Flamengo, onde conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas. Ele acumula ainda uma passagem pelo Cerrado Basquete e recentemente participou da campanha do título estadual do Paulistano.

Depois de estrear diante do Haiti no Pan, o Brasil masculino enfrenta ainda Venezuela, no dia 22, às 16h30. No mesmo dia ocorrem as quartas de final. A semifinal e a semifinal serão no dia 23.

Já a equipe feminina do Brasil estreia contra o Uruguai, às 13h30, dia 21 e faz o seu segundo jogo no dia 22, às 14h30, pega a Argentina. No mesmo dia ocorrem as quartas de final. A semifinal e a semifinal serão no dia 23.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.