Retrospectiva do futebol

Maranhão Atlético tem temporada de redenção e volta a ser campeão estadual após 10 anos

Maranhão Atlético veio de dois anos na Série B do Estadual para ser campeão em 2023 e ver acesso "bater na trave" na Série D.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 24/12/2023 às 16h34
MAC voltou a ser campeão maranhense em 2023 após 10 anos (Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Dos três principais clubes da capital, certamente o Maranhão Atlético teve a melhor temporada em 2023. E esse ano que está acabando pode ser considerado um ano de redenção do MAC. Depois de duas tempporadas na Série B do Campeonato Maranhense, o Bode não só retornou à elite do Estadual como foi campeão. Em mais uma temporada comandado pelo técnico Zé Augusto, o Bode ainda “bateu na trave” na Série D, quando foi eliminado nas quartas de final, nos pênaltis, caindo a uma fase do acesso. Com esse bom desempenho no ano que está acabando, o Maranhão vai para 2024 com agenda cheia, com Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D para disputar. Em 2023 o Bode jogou 33 vezes, com 12 vitórias, 16 empates e cinco derrotas. 

VEJA MAIS 

Em ano de calendário "vazio", Moto Club encerra 2023 com vagas em competições nacionais

Sampaio Corrêa tem ano sofrível e centenário ofuscado por temporada ruim

Retornando à elite do Campeonato Maranhense depois de conquistar a Série B de 2022, o Maranhão conquistou seu 15º título da competição após 10 anos de jejum. Nessa edição do Estadual, a equipe comandada por Zé Augusto perdeu apenas uma vez. O time quadricolor bateu o Moto na decisão, nas penalidades, por 5 a 4. 

Com a taça do Estadual, o MAC ganhou ainda as vagas na fase de grupo da Copa do Nordeste 2024 e a chance de disputar mais um ano a Série D do Brasileiro e a Copa do Brasil. 

O quase acesso na Série D 

Como havia sido vice-campeão da Copa FMF em 2022, o MAC ganhou a chance de disputar a Série D neste ano de 2023. E, assim, como no Estadual, o time fez mais uma vez uma boa campanha. 

Com apenas três derrotas na fase de grupo, o Maranhão foi ao mata-mata da competição nacional e eliminou a Tuna Luso-PA na segunda fase. Já nas oitavas de final, o time maranhense encarou o favorito Retrô-PE. Depois de um empate sem gols em São Luís, o MAC segurou um novo empate em Pernambuco e avançou nos pênaltis. 

Já nas quartas de final, a duas partidas de conquistar o acesso à Série C, o Bode foi eliminado pela Ferroviária-CE, nos pênaltis também. Essas equipes empataram os dois jogos e os cearenses venceram em casa, por 3 a 0, nas penalidades. E o tão sonhado acesso do Maranhão Atlético “bateu na trave”. 

Continua após a publicidade..

Maranhão Atlético em 2023 

33 jogos

12 vitórias 

16 empates 

5 derrotas 

50 gols marcados 

26 sofridos 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.