SÃO LUÍS - Depois de muita expectativa, a programação do Maranhão International Cup, competição de beach soccer que reunirá as seleções principais do Brasil, Emirados Árabes, Estados Unidos e Marrocos, foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (10), na Universidade Ceuma, em São Luís.
O evento teve um curso de capacitação para técnicos da modalidade, ministrado por Chicão Castelo Branco, brasileiro que comanda as seleções de beach soccer adulta e de base do Peru, e uma mesa-redonda com três técnicos que participarão da competição em São Luís: Marco Octávio (Brasil), Francis Farberoff (Estados Unidos) e Victor Vasques (Emirados Árabes).
VEJA TAMBÉM
Confira a tabela de jogos da Maranhão Internacional Cup
Veja a lista da Seleção do Brasil na Maranhão Cup
O evento de abertura do Maranhão Cup International, que contou com a presença do secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Naldir Lopes, e do gerente de beach soccer da CBF e presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS), Eurico Pacífico, teve a participação de profissionais da modalidade e estudantes de Educação Física.
Continua após a publicidade..
Idealizado pela Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) em parceria com a FMBS, o curso ministrado por Chicão Castelo Branco abordou diversos temas, como o DNA do jogador sul-americano (como é a formação do jogador na América do Sul e suas potencialidades), situações de jogo e táticas ofensivas e defensivas usadas no beach soccer.
"Temos que parabenizar o professor Chicão e todos os idealizadores desse evento. Por mais experiência que a gente tenha, precisamos estar sempre abertos a aprender e trocar ideias, isso faz com que haja um crescimento e um capital de conhecimento muito vasto para todos os participantes desse curso. Estou honrado em ter sido convidado para esse evento tão importante", destaca o técnico do Brasil.
Para Victor Vasques, treinador da seleção dos Emirados Árabes, o curso do Maranhão Cup é uma oportunidade para apontar caminhos que proporcionem o desenvolvimento do beach soccer.
"Esse evento é uma vitória da modalidade. Todos saem vitoriosos com a possibilidade de participar de um curso desses, onde a gente pode ter uma troca de experiências com profissionais de extrema qualificação, como os professores Francis, Marco Octavio e Chicão, junto com o pessoal que está começando agora, interessado em buscar conhecimento e aplicar o que aprendeu. Fico muito feliz por esse crescimento, esse tipo de iniciativa faz o beach soccer ainda mais forte no Brasil", afirma Victor.
Francis Farberoff, por sua vez, exaltou o amor dos brasileiros pelo beach soccer e elogiou a iniciativa do Maranhão Cup de realizar o curso em São Luís. "Acho que é muito importante esse curso, tem que ter mais curso ainda, porque é assim que a modalidade cresce. Participar de um curso desses, aprendendo e ensinando, é uma oportunidade que te ensina e te motiva. A paixão do brasileiro pelo beach soccer também é um diferencial, que faz o esporte crescer", afirma o treinador dos Estados Unidos.
Saiba Mais
- Datinha fala em "gratidão" depois de atuar pelo Brasil nos Lençóis Maranhenses
- Brasil entrará na Arena para confirmar 100% na Copa do Mundo
- Artilheiro da estreia e do Sampaio, Edson Hulk mira Portugal
- Após vitória, Brasil enfrentará Espanha nesta sexta-feira
- Com atletas do Sampaio, Brasil é convocado para torneio na Arábia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte